13/02/2015 - 03:01h
Diante da polêmica com as instituições de ensino, o Fies, o financiamento oferecido pelo Governo Federal para estudantes Universitários que não têm condições de bancar os estudos. Sem conseguir renovar o contrato, ele pagou a primeira mensalidade inteira para não ficar inadimplente.
No ano passado, o governo gastou quase R$ 14 bilhões com o programa. Hoje, 1,9 milhões de estudantes estão no Fies, mas a maioria ainda não conseguiu confirmar o financiamento para este semestre porque o Ministério da Educação bloqueou o programa para as instituições que reajustaram as mensalidades acima de 4,5%, medida que foi defendida pelo ministro Cid Gomes.
?Qual foi a inflação no Brasil nos últimos seis meses? Faculdades que tiveram aumentos superiores ao que é a inflação, esses casos estão sendo colocados à parte para que haja uma explicação por parte das Universidades?.
O diretor da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior, Sólon Caldas, que reúne cerca de mil instituições, diz que as escolas fizeram o planejamento para este ano em dezembro e que, agora, não sabem como será 2015.
Diante da polêmica, o MEC decidiu reavaliar o índice de reajuste das mensalidades e anunciou que os contratos do fies poderão ser corrigidos em até seis vírgula quatro por cento. Acima desse índice, a instituição será excluída do programa. O Ministério também vai reabrir , pela internet, as inscrições para novos candidatos ao fies. O prazo vai do próximo dia 23 deste mês até o dia 30 de abril.
Clique aqui e acesse outras informações sobre o Fies, inclusive o procedimento para solicitar o financiamento.
07/08/2018 16/07/2018 04/07/2018 22/02/2018 07/02/2017