“É necessário sair da formação de grupo para formação de equipe, pois trabalho em equipe significa resultados”. Esse foi o foco da palestra “Colaborador Show de Bola”, ministrada por João Victorino (3/5), no anfiteatro da Policamp. A palestra cujo tema foi trabalho em equipe fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A programação abordou vários temas com ênfase na saúde do ambiente de trabalho e orientações, entre os dias 2 e 4 de maio.
O palestrante João Victorino abriu a palestra falando da importância de se enxergar um colaborador show de bola e da percepção de um trabalho em equipe, e apresentou um vídeo do atleta americano Dan Jansen e sua história de persistência – marcada por muitas derrotas - até chegar ao pódio das olimpíadas, para afirmar que com a autoconfiança é possível se reerguer. “Todos nós enfrentamos adversidades e fracassos para atingirmos nossos objetivos. Existe um pouquinho do Dan dentro de nós”, disse.
Nesse espírito motivacional, ele aproveitou a reflexão para falar sobre o funcionamento do indivíduo no processo de mudança. E que as mudanças, geralmente, vêm pelas dificuldades. E aí está o ponto de diferença – pois há casos em que a pessoa consegue evoluir em meio à adversidade e traça planos – enquanto outras param em meio aos problemas.
Victorino comparou o ambiente empresarial ao ambiente esportivo, citando como exemplo a seleção brasileira de futebol, que vive de vitórias e resultados. “Em ambos os ambientes deve buscar sempre o melhor desempenho”. Segundo Victorino, cada um tem sua posição na empresa, e quando falta um integrante, gera um grande desfalque. Ele cobrou trabalho em equipe sempre. “A realidade é dura no mundo dos negócios. Somos valorizados e pagos pelo que entregamos de resultado. Nunca devemos nos conformar com o resultado anterior, mas buscar melhores resultados a cada dia”.
E provou que, em equipe, tudo é possível. O palestrante desafiou os colaboradores da Policamp a participar de uma tarefa, onde tinham que usar o menor tempo para passar a bola. Na primeira vez, a equipe conseguiu cumprir a tarefa em 45”. O tempo caiu, e na última tentativa – após trocarem ideias – os integrantes fizeram em menos de 2 segundos, motivo de elogios e aplausos. “Equipe significa desafiar o que não é regra”.
Para encerrar, Victorino apresentou outro vídeo, que narra a história de superação e de amor de um pai pelo filho deficiente, ajudando-o a participar de corridas em uma cadeira de rodas. “Um colaborador show de bola é aquele que supera as dificuldades e consegue lidar com as emoções”, concluiu.
A programação da Sipat contou no primeiro dia com a Palestra “Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, ministrada pelo prof. Rafael Ferraresso. Já no encerramento, o evento recebeu a profª. Doutora Elisandra Villela Gasparetto Sé, que proferiu o tema “Qualidade de Vida no contexto do Trabalho”.
A SIPAT foi encerrada com coffee e sorteio de brindes entre os colaboradores.