Em 12 de agosto de 1981 era lançado o primeiro PC, o IBM 5150. O modelo foi desenvolvido por 12 engenheiros e projetistas, coordenados por Philip Don Estridge, da IBM Entry Systems Division.
A proposta era apresentar uma espécie de “sistema pessoal”, que se adequasse às necessidades de quem estivesse em casa ou no escritório. Essa foi a primeira vez que um computador era fácil de utilizar e tinha um formato atual, com teclado e monitor.
A expressão Personal Computer já era usada antes dessa data, por conta do Xerox Alto, um minicomputador que remetia ao desktop e à interface gráfica de usuário (e não de programador). No entanto, o computador da Xerox Corporation nunca foi pensado como um produto para fabricação em massa e também nunca foi produzido assim.
Diante desse cenário, PC passou a significar um microcomputador compatível com a especificação da IBM.
Dentro dessas especificações estava o uso de peças que poderiam ser encontradas facilmente no mercado. Além disso, foi considerado utilizar uma arquitetura aberta para que outros fabricantes pudessem produzir e vender máquinas compatíveis e, para que isso se tornasse possível, foram divulgadas as especificações do BIOS.