24/03/2014 - 09:56h
Recém-formado pelo curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Sérgio Dorneles teve o seu trabalho aprovado para um dos maiores encontros mundiais da área de Tecnologias em Geoprocessamento: o ESRI International User Conference, que vai acontecer de 14 a 18 de julho, em San Diego, Califórnia (EUA). A apresentação será no último dia do evento, na forma de comunicação oral dentro da sessão “Advanced Imagery Dissemination through Web Services”.
A pesquisa intitulada “The Use of Image Analysis to Understand Brazil's Worst Natural Disaster” é resultado do estudo de caso do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Sérgio, orientado pelo professor José Roberto Andrade e defendido no fim de 2013, quando se formou. Para Sérgio, que já trabalha há uma década na área de Geoprocessamento, a aceitação do trabalho “é um reconhecimento pelo meu empenho e dedicação. As expectativas são as melhores possíveis e espero adquirir novos conhecimentos com as considerações do público e com as demais apresentações”. Durante sua graduação ele participou do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) do UNIFESO, iniciativa que, para ele, fomentou seu desejo de pesquisa e foi de grande valia para o desenvolvimento de sua tese.
Segundo o professor e orientador José Roberto, o trabalho utiliza tecnologia e ferramentas de software para visualização 3D interativa, possibilitando uma análise comparativa de algumas áreas do município nos arredores do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, entre 2010 e 2011. “Na análise foram utilizadas fotografias do satélite Landsat 5 com resolução de 30 metros obtidas antes e depois da tragédia de janeiro de 2011, podendo ser observado o efeito das chuvas sobre o terreno em áreas onde ocorreram deslizamentos e inundações”, completou. Ainda de acordo com o professor, para a visualização 3D interativa foi usado um aplicativo Web desenvolvido pela Environmental Systems Research Institute (ESRI), que permite que os resultados possam ser disponibilizados futuramente num servidor para divulgação na internet.