Ser Universitario
 
 

Encontro Empresarial na FAJ discute as oportunidades

trazidas pelo empreendedorismo

07/03/2014 - 06:52h

Com o Anfiteatro do Campus II lotado, a FAJ, em conjunto com as instituições parceiras da Pós-graduação - IBPolis, Práxis, Instituto G7 e Petro Br, promoveu na noite da quinta-feira, 27, um encontro para discutir as oportunidades e desafios que o empreendedor tem hoje no Brasil e, mais especificamente, na Região de Campinas. 

O XV Encontro Empresarial organizado pela Faculdade reuniu estudantes da graduação e pós-graduação, ex-alunos, microempresários e empreendedores da região e teve como convidado especial o gerente regional do Sebrae – SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Carlos Cavalcante. 

Cavalcante abordou o tema do empreendedorismo e os desafios enfrentados pelos pequenos negócios. Ele falou sobre comportamentos empreendedores, o que faz o empreendedor ter sucesso e comentou sobre o cenário atual dos pequenos negócios em São Paulo, no Brasil e na Região de Campinas. “O proprietário do pequeno negócio tem três grandes desafios: trabalhar vislumbrando a competitividade, a sustentabilidade e praticar uma gestão de excelência no seu empreendimento, para que possa prosperar e manter sua empresa no mercado”, apontou. 

O gerente regional do Sebrae destacou o papel do órgão no fomento ao empreendedorismo. “O Sebrae realiza um conjunto de ações voltadas à gestão, inovação e acesso a novos mercados. Acreditamos que com isso ajudamos a melhorar a competitividade dos pequenos negócios, assim como disseminamos a cultura empreendedora no Brasil e no Estado de São Paulo”, ressaltou. 

Enxergar oportunidades onde os outros não viam foi o que fez a diferença para João Rodrigues dos Santos, proprietário da JRS Computação, de Jaguariúna, e aluno da primeira turma de Administração da FAJ. Sua empresa de software para micro e pequenas empresas, criada no final dos anos 90, época em que poucos enxergavam o potencial do setor na região, é finalista pela segunda vez seguida do “MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas”, além de ter levado duas vezes o prêmio do Sebrae como a melhor pequena e média empresa de TI - Tecnologia de Informação - do Estado de São Paulo. 

O MPE é uma premiação do Sebrae em parceria com Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que reconhece em nível estadual e nacional as empresas que utilizam os conceitos de prática de gestão para aumentar a produtividade e a competitividade. 

“Não sabia o que era ser empreendedor até começar a fazer o curso de Administração na FAJ. Hoje vejo que ter um negócio bem sucedido requer uma combinação de trabalho árduo, muito networking, conhecimento e uma dose de 'sorte' também. Continuo estudando até hoje e todos os colaboradores da empresa são formados na FAJ ou fazem pós-graduação na Instituição”, comenta João, que recebeu da FAJ o prêmio “Aluno Egresso Empreendedor de Destaque 2013”. 

15 ANOS DE CRESCIMENTO COM QUALIDADE 

O diretor de Unidade da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, destacou, na abertura do Encontro, os projetos realizados em parceria com o Sebrae, como o Posto de Atendimento ao Empreendedor, que também tem como parceiros a Prefeitura de Jaguariúna e a Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna. 

Ao falar sobre atitude empreendedora, Prof. Pacetta relembrou a trajetória da própria FAJ em seus 15 anos de vida. “Começamos pequenos, com apenas 120 alunos no Campus I, e hoje temos, distribuídos em três Campi, 5100 alunos na graduação, 1500 na pós e 800 no Pronatec, além de 400 professores e 1200 funcionários e colaboradores. Estamos sempre investindo para manter este crescimento com qualidade e excelência”, destacou. 

Ao final do Encontro, a Ambev recebeu o prêmio “Empresa Conveniada de Destaque do Ano de 2013”, como reconhecimento da FAJ à empresa que teve o maior número de colaboradores matriculados na graduação e na pós através do programa "Convênio-Empresa". “A Ambev tem fortalecido cada vez mais a parceria com a FAJ através da divulgação e promoção dos nossos cursos de graduação e pós-graduação junto aos seus colaboradores, contribuindo para que estes tenham acesso a um ensino superior de qualidade”, frisou Elaine Riguette, representante da área de Convênio-Empresa da Instituição.

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook 
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin


 


Fonte: Faj
Tags: