20/11/2012 - 14:19h
A Universidade recebeu mais uma vez um grupo de chineses. Desta vez o curso oferecido DCEX (Departamento de cursos de extensão e informática) foi Economia e Culturas Brasileiras: O Caminho para o Enfrentamento e a Superação das Diferenças Sociais no País.
A parceria da São Judas com representantes da China vem se firmando desde o segundo semestre de 2011. O primeiro curso, Restauração, Legislação e Manejo Ambiental, foi apresentado em meados de outubro para uma delegação enviada por dirigentes da província chinesa de Qinghai.
Quem ministrou foram os professores do curso de Ciências Biológicas e da pós-graduaçãoem Gestão Ambiental, Solange dos Anjos Castanheira e Pablo Garcia Carrasco. O curso aconteceu novamente este ano, contudo foi direcionado para engenheiros florestais chineses.
Economia e Culturas Brasileiras também já havia sido ministrado em dezembro para membros de governos de províncias da China pelos professores Joimar Menezes, do curso de Ciências Econômicas, e Moacir Assunção, docente do curso de Jornalismo.
O programa tinha como objetivo transmitir aos interessados noções sobre a história do Brasil no que diz respeito ao surgimento das grandes diferenças sociais e de renda e explicar algumas das estratégias brasileiras de combate a essa problemática. Inclusive os professores abordaram alguns avanços recentes na luta contra a desigualdade, como programas sociais governamentais e valorização do salário mínimo.