06/05/2015 - 17:03h
Há muito tempo o Google deixou de ser um mero site de buscas. A empresa se tornou um gigante em diversas áreas e praticamente todas as pessoas consultam o buscador para conseguir informações sobre os mais diversos tipos de negócio. Por essa razão, quem possui um endereço virtual evidentemente gostaria de ficar bem posicionado no seu ranqueamento, pois isso dá muito mais visibilidade e amplia as chances de encontrar parceiros ou clientes.
E para conseguir isso existe uma série de estratégias que atendem pelo nome de SEO e conseguem efetivamente melhorar os resultados. No entanto, mesmo com toda essa importância do SEO, pouca gente sabe ao certo como o Google funciona e faz essa ordenação. Quer descobrir como isso ocorre? Então leia o texto a seguir:
Você já dever ter percebido que o Google é extremamente rápido para entregar os resultados quando você faz uma pesquisa, não é verdade? E para conseguir essa destreza, logicamente, a empresa precisou desenvolver um sistema altamente eficaz. Ele é capaz de varrer a internet por meio de robôs, como o Googlebot. Depois então, ele armazena em seus servidores o textos dos endereços pesquisados e geram arquivos com informações sobre as páginas rastreadas. O Google Index, em português Índice do Google, faz uma espécie de cópia da grande rede, que disponibiliza então por ordem de relevância os sites, possibilitando a exibição em décimos de segundo (que inclusive são exibidos na página de busca para o usuário quando ele faz uma procura).
Quanto mais frequente for a atualização de sua página, mais o Googlebot precisará visitá-la para manter seus próprios arquivos atualizados e isso sobre seu posicionamento no ranking. Além disso, o Google lê os textos, ou seja, ele busca ordenar através de palavras-chave, da mesma maneira que o usuário procura quando quer saber de algo. O programa ainda não consegue interpretar vídeos ou imagens, bem como tem dificuldades para ler arquivos em flash ou javascript.
Em suma, o Google Index busca oferecer resultados de forma veloz e relevante para qualquer tipo de consulta que seja feita. Sabendo disso, os web designers e diversos outros profissionais da área começaram a usar as técnicas de SEO (Search Engine Optmization), para melhorar os resultados dos seus clientes. Mas como conseguem isso?
Se imagens e vídeos, bem como flash e javascript não entram no ranqueamento, como melhorar seus resultados?
A resposta pode começar a ser dada pela URL (Uniform Resource Locator), que é simplesmente o endereço do seu site. Ela é seu cartão de visitas e para otimizá-la é preciso que ela contenha as palavras-chave de sua área de atuação. Além disso, elas devem ser curtas e objetivas e você deve criar uma URL para cada produto ou serviço do seu site. Se você possuir vários itens de um mesmo segmento, trabalhe com categorias.
Uma das dicas mais eficazes é investir em palavras-chave ao longo de seu endereço virtual. Use textos relacionados à sua área, contextualize as imagens com legendas ou uma inscrição associada. Outra dica é ter páginas exclusivas para cada produto ou serviço e que elas contenham descrições feitas de acordo com os termos mais relevantes para seu negócio.
As mídias sociais, além de terem se tornado parte essencial para a vida da maioria das pessoas, também podem contribuir para o SEO. Elas podem contribuir para a distribuição de links para novos conteúdos em seu site e aumentar o fluxo de pessoas frequentando, comentando e interagindo com seu endereço virtual, o que consequentemente amplia a relevância da sua página e seu SEO.
Agora você entende um pouco melhor como o Google funciona e quais estratégias podem contribuir para aumentar a relevância de seu site nas buscas dos usuários. Não hesite em usar essas estratégias: elas não custam nada e os efeitos podem ser incríveis. Dê uma chance para o SEO e surpreenda-se com os resultados! Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!
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