Sejam elas pessoais ou montagens, não é tarefa fácil. É cada vez mais natural que as pessoas postem fotos de onde ou com quem estão, sejam marcadas com vários colegas naquela viagem de férias ou até mesmo para mostrar algo curioso que está vivenciando naquele momento.
Essa atitude rotineira na internet não tem apenas uma explicação; as causas são as mais diversas. Por isso o compartilhamento de imagens se torna cada vez mais essencial no uso das redes sociais. Tamanha é a presença dessa “vedete”, que muitos consideram como o futuro das redes sociais o Pinterest, que funciona como um mural em que o usuário “pendura” imagens que sejam do seu interesse.
O sucesso foi tão meteórico que, em apenas um ano, a nova rede social alcançou 11 milhões de usuários e estimativas apontam que uma a cada cinco pessoas que possuem conta no Facebook também têm conta no Pinterest, que pode ser integrado com Twitter e Facebook.
Especialistas indicam essa nova ferramenta como a rede social da “Inspiração e Criatividade”. Por se basear em imagens, quem mais se identifica são os designers de moda, que podem expor peças que desejam comercializar ou simplesmente saber a opinião das consumidoras.
Contudo, segundo o próprio Facebook, a principal motivação que leva os usuários a compartilharem suas fotos e mostrarem para seus amigos é vangloriar-se. Sim, as pessoas querem mostrar que podem entrar em restaurantes caríssimos ou ser VIP na melhor balada do ano. E aí mora o perigo, afinal de contas, movimentar seu perfil com base na vaidade pode não ser tão interessante assim.