Ser Universitario
 
 

Cinco dicas para se destacar no mercado de trabalho

O perfil do profissional com brilho nos olhos sempre foi desejado e hoje é cada vez mais requisitado.

27/07/2015 - 07:43h

Untitled Document

Por Célio Antunes*

Os quatro anos que os estudantes passam na faculdade são marcados por uma incerteza: após absorver conhecimento teórico sobre a carreira, como conseguir chamar a atenção de recrutadores e entrar no mercado de trabalho?

Foi-se o tempo em que um diploma de graduação era o suficiente para garantir um emprego. Hoje, para se destacar é preciso ir além e ter outros atributos – principalmente em uma época de crise econômica.  Confira cinco dicas para conseguir se sobressair em sua área!

Faça cursos – é o jeito mais fácil de adquirir conhecimento, pois as aulas aliam a parte teórica à prática. Atualmente, as empresas estão de olho justamente nos candidatos que se especializam dentro de um segmento.

Qualifique seu currículo – participe de eventos, palestras, feiras e demais atividades que estimulam não só a geração de novas ideias, como também o próprio relacionamento, permitindo ao candidato adquirir uma rede importante de contatos.

Esteja atualizado – não fique parado no tempo. Continue seus estudos e pesquise situações inovadoras do setor em que atua. Mesmo sem experiência, você pode se destacar em uma entrevista de emprego se estiver antenado com tendências do mercado de trabalho.

Demonstre interesse – no momento da seleção e recrutamento já é possível detectar pistas de quem vai trabalhar com paixão e não está apenas concentrado apenas no salário e benefícios. O perfil do profissional com brilho nos olhos sempre foi desejado e hoje é cada vez mais requisitado.

Esteja aberto a novos projetos – na graduação geralmente o estudante possui um ideal de seguir uma área específica, mas atualmente é preciso estar aberto a novos desafios e ampliar o conhecimento para se destacar e, se for o caso, mudar de área ou de foco.

*Célio Antunes é presidente-fundador do Grupo Impacta, referência nas áreas de Gestão, Design, Mercado Digital e TI, e autor do livro “Carreira 360 Graus”.

 


Fonte: Impacta
Tags: