Alunos produzem barras de cereais

ricas em fibras alimentares

14/04/2014 - 08:10h

As atividades do Projeto Temático dos alunos do primeiro semestre de Engenharia de Alimentos foram incorporadas à aula prática ocorrida na segunda-feira, 7, no Laboratório de Alimentos I. O objeto de estudo foram as etapas do processamento de barra de cereais com alto teor de fibras, as variáveis de processo das operações industriais envolvidas, o efeito de alguns aditivos alimentares comumente utilizados pela indústria, como a lecitina de soja ou o ácido cítrico, e o efeito da formulação nas propriedades sensoriais do produto final.

Os alunos puderam entrar em contato com alguns princípios da Engenharia de Alimentos e produzir barras de cereais ricas em fibras alimentares e com excelente aceitação sensorial.

“Barras de cereais são produtos muito populares, associados ao consumo de alimentos saudáveis e à praticidade. Sua formulação tradicional compreende, em sua maioria, alguns cereais, como a aveia, e seus produtos derivados, farinha e farelo, fonte de fibras alimentares”, explicou o professor Guilherme Maximo.

O docente acrescenta que consumo de fibras alimentares está popularmente associado ao bom funcionamento do sistema digestivo. “Além disso, vários estudos na literatura científica avaliam o efeito positivo da ingestão de beta-glucana, uma importante fibra presente na aveia que auxilia na redução de problemas cardiovasculares”, informou.

Na formulação das barras, foram incorporadas a castanha-do-pará, damasco ou coco, entre outros produtos, fontes de compostos importantes para o organismo, como vitaminas, minerais e ácidos graxos poliinsaturados.

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Faj