A parceria entre a Faculdade Impacta e a CCC&TI – Caldwell Community College, da Carolina do Norte, agora se estende a uma das mais prestigiadas faculdades de Direito do Brasil, a EPD – Escola Paulista de Direito.
Em busca de ainda mais conteúdo para sua licenciatura em Direito Digital, um grupo de advogados da EPD – Escola Paulista de Direito – viajaram até uma das Faculdades mais respeitadas neste quesito: a Caldwell Community College, da Carolina do Norte. O tour, que acontece nesta semana, envolve encontros com professores e profissionais renomados da área de Direito Digital e estudo das leis locais, estaduais e federais de lá. Com isso, os alunos esperam agregar o máximo de informação para seus trabalhos.
Além da visita à Faculdade norte-americana, os brasileiros terão a oportunidade de visitar algumas das mais famosas instituições da Lei dos Estados Unidos, como o Attorney General’s Office, o FBI (Federal Bureau of Investigation) e o SBI (State Bureau of Investigation) na cidade de Raleigh, tendo contato com alguns dos principais representantes do congresso daquela cidade.
A visita ainda se estenderá até a Capital americana, Washington D.C., onde o grupo planeja visitar a Casa Branca e alguns escritórios de Direito internacionais.
“É importante para meus alunos terem esta experiência”, diz Valderes Fernandes Pinheiro, que já visitou a Caldwell County em diversas outras ocasiões com outros alunos da Faculdade Impacta. “Das nossas televisões em casa, assistimos programas sobre os Estados Unidos e a importância de Washington, D.C. Para meus alunos, ter a oportunidade de conhecer essa importante cidade pessoalmente e absorver todo o conhecimento que os políticos americanos podem passar será muito beneficial”.
Jimmie Griffith, instrutor de educação continuada e coordenador de intercâmbios da CCC&TI, disse que essa experiência é um passo positivo e espera que isto possa virar uma constante troca de informação como nas outras viagens com a Faculdade Impacta. Ele disse que este grupo de advogados em particular está envolvido com um programa de ponta que pode delinear o futuro do Brasil. Segundo Griffith, a possibilidade da CCC&TI estar envolvida com este programa traduz o nível da parceria entre as duas instituições.
“A experiência é muito positiva e o potencial é enorme. Este programa tem o potencial para delinear o Direito Digital no Brasil e nós somos sortudos de conseguir ajudar uma nova geração de pessoas que vão fazer Leis no Brasil. Nós esperamos trazer a EPD aqui uma vez por ano para fazer este programa Internacional de Segurança Digital”, diz o profissional da CCC&TI.
Griffith espera que este programa ajude a solidificar a relação da faculdade norte-americana com a Impacta e ainda abra caminhos para relações futuras com a EPD.
Reportagem publicada na edição do dia 15/10/11 do jornal News Topic escrito por Linda Payne.