Enade 2012 teve presença de 80% dos estudantes inscritos

26/11/2012 - 14:01h

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi aplicado neste domingo, 25/11, em todo o país, com a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos, das áreas do conhecimento avaliadas na edição 2012. Esse número corresponde a 79,9% dos 587.351 estudantes habilitados e inscritos pelas respectivas Instituições de Educação Superior (IES) para participar da prova. No total, houve 118.056 estudantes ausentes, caracterizando, portanto, uma abstenção de 20,1%.

Em 2012 foram avaliados estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Turismo; E Dos Cursos Superiores Tecnologia em Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.

Entre as áreas avaliadas, Psicologia foi a que registrou o menor índice de abstenção (11,2%). A seguir, vieram Direito e Secretariado Executivo, cujos alunos ausentes foram, em ambos os casos, 15,4%. Já o curso com maior número de faltosos foi o de Tecnologia em Marketing, com 31% de abstenção.

Aplicação tranquila

A aplicação do Enade 2012 ocorreu com tranquilidade em todo o Brasil. A única ocorrência registrada foi na Uniderp, de Campo Grande (MS), que teve falta de energia no horário da prova. Dos estudantes inscritos nesse local, 1.779 fizeram a prova e 126 assinaram a lista de presença, sendo liberados da prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep ) acompanhou a situação. A assinatura da lista de presença garante aos alunos a continuidade do processo e o recebimento do diploma.

O Enade é componente curricular obrigatório. O concluinte dos cursos avaliados em 2012 que não compareceu à prova no domingo e, portanto, não assinou a lista de presença e o cartão de resposta, sem amparo pelos critérios de dispensa previstos nas Portarias Normativas nº. 40/2007 e nº 6/2012, fica em situação irregular junto ao Enade e não poderá concluir o curso de graduação.

As provas e os gabaritos do Enade 2012 deverão ser divulgados pelo site do Inep na próxima quarta feira, 28/11. Até 25 de dezembro de 2012, será disponibilizado o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012, o que permitirá às IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação.

Assessoria de Imprensa Inep

Fonte: Enade