Design de Moda
A área de Design de Moda envolve muito mais do que o estilismo e desenvolvimento de coleções. Ela está apoiada em bases que incluem o conhecimento têxtil e também arte e cultura, sem contar História, Sociologia, Gestão, Marketing, Empreendedorismo, etc.
O objetivo é preparar profissionais capacitados, pessoas cheias de ideias para pesquisar, explorar novos temas, novas tendências, novas cores; capazes de perceber oportunidades de novos produtos e novos públicos no segmento. Profissionais habilitados para analisar as mudanças nos mercados nacional e internacional, orientando clientes; percebendo novos rumos e comportamentos, gostos e estilos; capazes de avaliar tanto o lado técnico como o comercial; aptos para realizar desfiles e a produção de moda no lançamento de coleções e eventos afins.
Para isto, as disciplinas do curso organizam-se em grandes grupos:
Fundamentação
Incluem disciplinas que dão bases e conhecimento para a compreensão da Moda no contexto contemporâneo, como História da Arte e da Indumentária, Moda e Comportamento, Mercado, Marketing, etc.
Planejamento e Configuração
Contempla disciplinas como Desenho, Criação, Ilustração e Desenvolvimento de Coleção. É o momento principal para aplicação de conhecimentos e criatividade, quando o aluno tem a oportunidade de imprimir em seus projetos aquilo que é faz parte de sua própria história, cultura, desejos, etc.
Sistemas de Produção
Reúne as disciplinas técnicas e que englobam processos artesanais e tecnológicos, como Estamparia, Tecnologia Têxtil, etc. Alem disso, é neste grupo que estão os projetos e produções de desfiles.
Sistemas de Utilização
Neste grupo de disciplinas, estão aquelas voltadas para a área de Modelagem.
Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação