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Resumo do Curso
São os conhecimentos utilizados na cadeia produtiva têxtil, desde a fabricação de fios até a comercialização do produto final. O bacharel em Têxtil e Moda concebe e desenvolve projetos e pesquisas tecnológicas ligados à produção têxtil. Atua na criação de fios e tecidos, nos processos de tingimento e na definição de cores, além de poder participar do planejamento da produção e também cuidar da manutenção dos equipamentos industriais. Está habilitado ainda a desenvolver coleções de moda, analisando tendências e preferências dos consumidores. Responsabiliza-se pela produção de desfiles e catálogos de moda. Com conhecimentos de gestão, pode atuar na comercialização do produto final. Na área de marketing, define a distribuição e a promoção de vendas e analisa a aceitação do novo produto pelo cliente. Em grandes magazines, trabalha no setor de compras, determinando os modelos que serão vendidos. Pode atuar em indústrias têxteis, confecções, lojas e demais empresas ligadas à área têxtil e de moda.
Dúvida do Vestibulando
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TÊXTIL E MODA E ENGENHARIA TÊXTIL?
O profissional de Têxtil e Moda está focado na criação de fios, tecidos, processos de tingimento e definição de cores. O curso integra tecnologia, gestão, marketing, design e moda. Já o engenheiro têxtil projeta as instalações, os equipamentos e as linhas de produção de tecelagens e indústrias de confecção de roupas. Possui uma formação voltada para a tecnologia têxtil com uma visão econômica, organizacional e empresarial de toda a cadeia têxtil.
O mercado de trabalho
O
mercado de moda brasileiro tem evoluído muito nos últimos anos. Um exemplo disso é a realização da São Paulo Fashion Week, que se tornou a maior semana de moda da América Latina, recebendo visitantes de diversos países, interessados nas tendências apresentadas nas passarelas. Além disso, o consumo interno também está em alta. Segundo a A.T. Kearney, multinacional de consultoria empresarial, o Brasil é um dos 20 países emergentes que mais consomem vestuário. Isso valoriza o profissional de moda e abre novas oportunidades de trabalho. O bacharel em Têxtil e Moda ainda é pouco conhecido no mercado brasileiro. Apenas a USP, no campus Leste, oferece esse curso e somente duas turmas foram formadas até agora. "Os bacharéis estão atuando no desenvolvimento de novos produtos e padronagens, na criação de coleções de moda, no gerenciamento de confecções, no controle de qualidade das peças que serão vendidas e ainda na área de marketing de moda", afirma Regina Aparecida Sanches, coordenadora do curso da USP. Dessa forma, encontram emprego em tecelagens, em confecções, em magazines e em indústrias de tecido. São Paulo ainda é o maior empregador desse profissional.
Salário inicial: R$ 1.500,00 (fonte: profa. Regina Aparecida Sanches, da USP).
O curso
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), no campus da Zona Leste, oferece a única
graduação em Têxtil e Moda no país. O curso está organizado em três grandes pilares: tecnologia de material e de produção; gestão; e design e moda. São ministradas matérias básicas, como matemática, química e física, disciplinas específicas da área e outras voltadas para aspectos culturais e de negócios. Entre as específicas, você estuda desenvolvimento de produtos têxteis, materiais, fibras e fios sintéticos, ergonomia do corpo, tecnologia do vestuário, colorimetria e projetos e modelagem. Já nas voltadas para fundamentos culturais há disciplinas como história da moda, sociologia da moda e antropologia. Na área de negócios, são ministradas aulas de gestão de produto, estatísticas e tendências, marketing têxtil, logística e economia. São obrigatórias, no último ano, a realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão do curso.
Duração média: quatro anos.
O que você pode fazer
Automação industrial têxtil
Projetar equipamentos e dar manutenção a máquinas de fiação, tecelagem, malharia e confecção.
Coordenação
Gerenciar a compra de coleções em grandes magazines.
Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de matéria-prima, bem como a produção e a comercialização do produto.
Pesquisa e desenvolvimento
Criar fibras e fios sintéticos ou analisar fios naturais para compor novos tecidos. Elaborar cartela de cores.
Produção
Produzir desfiles e catálogos de moda.