O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente. O profissional de publlicidade e propaganda pode trabalhar em agências de publicidade e departamentos de marketing ou de comunicação de grandes empresas.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Boa parte dos cursos é parecida e forma profissionais para a mesma área de atuação. O bacharelado fornece formação humanística, com bases profundas da comunicação social e fundamentos do marketing. Já os cursos tecnológicos são voltados para a parte operacional da publicidade. Por isso, têm pequena base da comunicação e do marketing e costumam ser focados em um setor específico de atuação da publicidade e propaganda, como a produção publicitária, que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e áreas, como eventos, televisão, rádio, cinema e internet. O tecnólogo costuma atuar ao lado do bacharel.
O mercado de publicidade e propaganda está estável para o bacharel. Mas há perspectivas de crescimento para o especialista em marketing na área de mídias digitais e móveis. "O publicitário encontra boas oportunidades em canais de venda que não são os tradicionais, como a internet, a TV digital e o celular", explica Fernando Ferreira de Almeida, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Metodista, de São Paulo. O bacharel pode atuar em vários tipos de agências de comunicação, nos departamentos de marketing e comunicação de empresas em geral, em jornais e revistas, além dos fornecedores de produtos e serviços, como consultorias, institutos de pesquisa, produtoras de som e imagem, gráficas, empresas de web e organizadoras de eventos. As maiores agências estão concentradas em São Paulo, mas grandes empresas estão expandindo seus negócios para outras regiões brasileiras e, com isso, abrindo mercados para agências de publicidade, sobretudo no Sul, no Nordeste e no Centro-Oeste. O interior paulista pode ser promissor, uma vez que a região tem grande participação na economia do país.
Salário inicial: R$ 950,00 (fonte: Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro).
Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comun. (public. e prop.); Comun. (public.); Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Soc. (prop. e mkt.); Comun. Soc. (prop. e public.); Comun. Soc. (public. e mkt.); Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.); Comun. Soc. (public. e prop.); Comun. Soc. (public.); Comun. Soc. (public., prop. e mkt.); Prop. e Mkt.; Public. (public. e prop.); Public., Prop. e Mkt.
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Desenvolver campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o público consumidor.
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.
Instituição | Centro Universitário Belas Artes de São Paulo |
Website | http://www.belasartes.br |
Cidade / UF | São Paulo / SP |
Classificação | Particular |
Instituição | Faculdade Anhanguera de Jundiaí |
Website | http://www.unianhanguera.edu.br |
Cidade / UF | Jundiaí / SP |
Classificação | Particular |
Instituição | Faculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP |
Website | http://www.policamp.edu.br |
Cidade / UF | Campinas / SP |
Classificação | Particular |
Instituição | Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL |
Website | http://www.unisal.br |
Cidade / UF | Lorena / SP |
Classificação | Particular |
Instituição | Universidade Anhembi Morumbi |
Website | http://www.anhembi.br |
Cidade / UF | São Paulo / SP |
Classificação | Particular |
Instituição | Universidade São Judas Tadeu - USJT |
Website | http://www.usjt.br |
Cidade / UF | São Paulo / SP |
Classificação | Particular |