A Meteorologia é a ciência que estuda o Tempo e o Clima. Seu objetivo é o entendimento dos processos físicos e químicos que determinam o estado da atmosfera nas mais variadas escalas espaciais e temporais, abrangendo desde a turbulência local até a circulação atmosférica e oceânica globais. O progresso no conhecimento desta ciência é de vital importância para o desenvolvimento do País, em especial nos setores agrícola, energético, conservação do meio ambiente.
A Meteorologia é uma ciência bastante aplicada. Diversos setores importantes das atividades humanas necessitam das informações sobre o tempo e o clima, podendo-se citar: defesa civil; agricultura; aviação e navegação (civil e militar); setor energético e de gerenciamento de recursos hídricos; estudos de impacto ambiental e controle de poluentes; planejamento comercial e econômico; setor de seguros; e apoio à organização de atividades de turismo, esporte e de espetáculos. Além disto, as pesquisas científicas realizadas em Meteorologia são de grande valor para a sociedade tanto no que diz respeito à redução dos desastres naturais de origem atmosférica quanto no planejamento ambiental e sócio-econômico a curto, médio e longo prazos.
O mercado de trabalho para o profissional da meteorologia é amplo, e tende cada vez mais ao crescimento, pois faltam profissionais qualificados para trabalhar nos sistemas públicos de meteorologia. A área de pesquisa é a que mais cresce e emprega, principalmente agora que a preocupação com o aquecimento global é foco de muitas discussões. Esse profissional pode também trabalhar em centros de previsão públicos ou privados, empresas de consultoria técnica, empresas de instrumentação meteorológica, etc.
Não foram encontradas faculdades para este curso