Logística para o agronegócio - mercado internacional (tecnologia)

Resumo do Curso

O TECNÓLOGO EM AGRONEGÓCIO é o profissional que viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Prospecção de novos mercados, análise de viabilidade econômica, identificação
de alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização são atividades gerenciadas por esse profissional. O profissional do agronegócio está atento às novas tecnologias do setor rural, à qualidade e produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à
otimização da produção e o uso racional dos recursos.

É o profissional capaz de viabilizar soluções tecnológicas a partir do uso de ferramentas empresariais de planejamento, organização, direção, controle e replanejamento aplicados aos segmentos dos sistemas agroindustriais. É um profissional de formação multidisciplinar, de visão abrangente, sistêmica e critica com potencial para acompanhar os avanços tecnológicos relacionados ao setor, visando à otimização de produção e o uso racional dos recursos. É capaz de realizar a prospecção, ameaças e oportunidades de novos mercados, estruturar e gerir unidades de inteligência de negócios, desenhar e avaliar modelos de custeio e produção, investimentos e captação de recursos adequados ao mercado por intermédio de planos de negócios.

Mercado de Trabalho

Empresas e organizações do Agronegócio bem como instituições de ensino e pesquisa.
Apoio à tomada de decisão; Orçamento; Análise de investimentos; Análise de risco; Custos; Fluxo de Caixa / Capital de giro; Captação de recursos; Comercialização; Contratos; Derivativos; Físico; Mercado externo e interno; Políticas agrícolas; Logística; Marketing; Comunicação Oral Escrita; Relacionamento
pessoal; Liderança; Trabalho em equipe; Empreendedorismo; Ética; Pensamento crítico; Associativismo; Visão sistêmica; conhecimentos de: Tecnologia em produção vegetal; Tecnologia em produção animal; Tecnologia ambiental; Cadeias produtivas; Projetos e Desenvolvimento de produtos.
Conhecimentos sobre tecnologias de produção vegetal, animal, ambiental e cadeias agroindustriais; planejamento estratégico; Implementação, análise e controle de custos de produção; marketing; finanças; gestão da qualidade; políticas agrícolas nacionais e internacionais; organização empresarial; macro e microeconomia; planejamento e controle da produção; gestão de recursos humanos; empreendedorismo; legislação; análise de investimentos; logística; gestão ambiental; tecnologia da informação; administração de estoques; contabilidade; comércio internacional e procedimentos de exportação; políticas agrícolas;
desenvolvimento de produtos.

Objetivos do curso

Preparar profissionais que compreendam e apliquem tecnologias associadas ao Agronegócio capacitados a executarem intervenção direta ou indireta nestes processos e a controlar e avaliar as múltiplas variáveis encontradas no segmento produtivo. Gestão da qualidade e produtividade, questões éticas e ambientais, sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica, além de permanente atualização e investigação tecnológica, são questões tratadas no conjunto dos componentes curriculares e projetos.
Formar profissionais com competências tanto em tecnologias de gestão, quanto de produtos e processos, visando o entendimento das principais questões relacionadas ao agronegócio brasileiro e produzindo, como conseqüência, direta ou indireta intervenção na multiplicidade de variáveis dos segmentos
agroindustriais dos setores públicos, privados ou do terceiro setor. Além disso, por meio de permanente atualização e investigação tecnológica, pretendemos construir conhecimentos relevantes a sociedade e igualmente contribuir com a discussão das políticas públicas e privadas relativas ao setor.

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso