Jornais e revistas (impressos ou digitais), televisão, rádio, mercado digital, assessorias de comunicação e marketing de empresas públicas, privadas ou de terceiro setor; agências de notícias em todos os seus departamentos, fotografia, produtoras de áudio e comerciais; fornecedores gráficos e correlatos, produtoras e empresas distribuidoras de conteúdos para as diferentes mídias, incluindo as digitais, assim como nos mercados emergentes da comunicação institucional e nos meios tecnológicos/digitais, como, por exemplo, a internet, a telefonia celular e outros. Há espaço, ainda, para a atuação como profissional liberal.
O bom profissional de jornalismo, deve sempre exigir de si mesmo, senso crítico apurado, boa redação e muitos cursos de aperfeiçoamento. O domínio de pelo menos uma língua estrangeira são essenciais para conseguir emprego. Deve ter uma sólida base social e humanitária e deve gostar de se comunicar, ser curioso e estar sempre disposto a batalhar por uma informação, mesmo que isso custe um fim de semana ou um feriado. Mas é bom ter plena consciência de uma verdade: o jornalista tem uma grande responsabilidade para com a sociedade, seu trabalho inclui a investigação de fatos com forte efeito na vida das pessoas e do país.
O Curso
A grade curricular do curso de jornalismo tem como disciplinas básicas cidadania e legislação, cultura brasileira, estudos da linguagem, história do jornalismo, oficina de textos, teoria da comunicação, teoria do jornalismo, informática aplicada, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, ética em jornalismo, etc. Algumas instituições visam disciplinas voltadas ao trabalho na internet.
Duração média: 4 anos.
Área de Especialização
Assessoria de imprensa, edição, fotojornalismo, reportagem investigativa, web jornalismo, multimídia, etc.
Instituição | Faculdade Anhanguera de Jundiaí |
Website | http://www.unianhanguera.edu.br |
Cidade / UF | Jundiaí / SP |
Classificação | Particular |