Resumo do Curso

É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos.

O mercado de trabalho

Escolas públicas e particulares - de Ensino Médio e Superior - continuam contratando professores. A demanda das escolas é maior no interior do país, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As vagas estão distribuídas por todo o Brasil, mas a maioria está no eixo Rio-São Paulo. Novos campos de atividades têm surgido voltados à pesquisa e cultura. Nesse setor, destacam-se as contratações dos bacharéis que trabalham como assessores com cineastas, documentaristas e roteiristas de TV. Eles são responsáveis por levantar dados históricos que trarão fidelidade a filmes de época, entre outras produções. Existem também boas chances de emprego em estados que contam com cidades históricas, como Minas Gerais e Bahia, que têm trabalhado com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para emissão de laudos e pareceres. Com parecer favorável do Senado, falta a aprovação pelo Congresso Nacional para regulamentar a profissão de historiador. Isso significará a inclusão do profissional em vagas de concursos públicos, o que deve ampliar o mercado de trabalho. "A regulamentação vai permitir trabalhar em áreas como a administrativa, no aconselhamento a respeito de patrimônio cultural e histórico", explica Pedro Geraldo Tosi, coordenador do curso da Unesp, de Franca.

Salário inicial: R$ 950,00 (professores de ensino fundamental II da rede pública estadual, sem gratificações, por 24 horas semanais; fonte: Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

O curso

O currículo é composto de disciplinas que abordam tanto períodos, seja história antiga, seja medieval, quanto regiões, como Brasil ou Ásia. Há também temas específicos dessa área de conhecimento, como metodologia da história, teoria da história ou história da ciência. Sociologia, geografia, literatura brasileira, antropologia e arqueologia complementam a formação. Muita leitura e boa dose de palestras e seminários fazem parte do cotidiano do aluno. Atenção: a maior parte dos cursos de História no país é de licenciatura, que forma professores e pode receber o nome de Estudos Sociais (história). Se você quiser se dedicar à pesquisa ou trabalhar em empresas, pode valer a pena fazer um bacharelado. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. Hum. (hist.); Est. Soc. (hist.)

O que você pode fazer

Autoria e consultoria

Produzir e avaliar material didático para o ensino presencial e a distância para editoras ou instituições de ensino.

Ensino

Lecionar história geral ou do Brasil para o Ensino Fundamental, Médio e Superior ou cursos pré-vestibulares.

Memória empresarial

Pesquisar a história de empresas e instituições e apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Pesquisa

Investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações