O bacharelado tem muitas matérias em comum com os cursos de Administração tradicionais, como matemática, estatística, economia, administração financeira, contabilidade, gestão de recursos humanos, sistemas de informação e direito. A principal diferença é o objeto a ser administrado no caso, projetos da esfera pública. Para isso, há matérias como radiografia do Estado brasileiro, finanças para administradores públicos, gestão de pessoas no setor público, contabilidade pública e controladoria, qualidade e produtividade dos serviços públicos, estratégias de comunicação nas organizações públicas, logística e suprimentos na área pública, entre outras. Normalmente, as faculdades exigem monografia na conclusão da graduação.
Matriz Curricular
É a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas. Encarregado de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo, o administrador público é essencialmente um planejador. Cada vez mais requisitado pelo mercado, ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais. Os profissionais são habilitados para o planejamento e a gestão de políticas públicas, implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais, elaboração de programas governamentais e também são requisitados em agências reguladoras e de fomento social.
Fique de olho: Há cursos voltados especificamente para a gestão de políticas públicas (veja abaixo, em O que você pode fazer), como os oferecidos pela UFMG, UFRN, Unicamp (Limeira) e USP - Leste.
Duração média: quatro anos
Outros nomes: Ciên. do Estado e da Governança Soc.; Gestão de Polít. Públ.; Gestão Públ.
Planejar ações institucionais que podem reduzir custos administrativos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas. Elaborar projetos para financiamentos em bancos públicos.
Implementar programas e projetos, elaborar e planejar processos de licitação pública, promover o contato entre as empresas e o setor estatal.
Atuar em atividades que interagem com o poder público e em projetos de gestão compartilhada.
Elaborar, coordenar e avaliar políticas públicas no que se refere a sistemas de saúde, de educação e segurança, por exemplo, para os poderes Executivo, Legislativo e para organizações da sociedade civil.
Elaborar programas de metas, gerenciar orçamento, planejar e implementar programas sociais.
Administrar e dar assistência aos setores contábeis e orçamentários dos órgãos públicos. Realizar licitações e contratos administrativos. Gerenciar a ligação entre empresas públicas e privadas.
Não foram encontradas faculdades para este curso