Formação de Professores
O curso de Formação de Professores (como é conhecido o Programa Especial de Formação Pedagógica) tem duração de 2 semestres e só pode cursá-lo quem tiver um diploma de graduação com um mínimo de 160 horas comprovadas de disciplinas voltadas para a área de artes.
Ao final do curso, o aluno obterá Licenciatura Plena e poderá atuar nas Séries Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular, Ensino Técnico e participar de concursos públicos nas redes Federal, Estaduais e Municipais de Ensino.
O objetivo do curso é propiciar e disponibilizar aos estudantes o acesso aos conhecimentos pedagógicos e educacionais, instrumentadores para o exercício competente da profissão de Educador, além de reunir as habilidades e competências necessárias na atuação docente para elaborar, desenvolver, acompanhar e avaliar projetos e ações educacionais, com base nos fundamentos humanísticos, científicos, sociais e éticos.
Dentre os diferenciais do curso está a união de profissionais de diferentes áreas em atividades didático-pedagógicas, trabalhando efetivamente para a solução de situações-problema, focalizando o contexto educacional sob os aspectos cooperativo e interativo. As disciplinas estão organizadas de forma a instigar a reflexão, a produção e a resignificação dos conteúdos de forma individual, coletiva, e multidisciplinar. Desta maneira é possível discutir conteúdos educacionais históricos e atuais sob a óptica de profissionais com diferentes formações (de nível superior).
Podem cursar o Programa Especial de Formação Pedagógica: Bacharel em Artes Visuais/Plásticas, Designer Gráfico, Designer de Interiores, Designer de Moda, Designer de Produto/Desenho Industrial e profissionais de Artes Cênicas, Arquitetura e Urbanismo e tecnólogos com comprovação mínima de 160 horas na respectiva disciplina.
Fundamentação legal
Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96; Resolução do CP/CNE nº. 2, de 26 de Junho de 1997.
Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação