A Física Biológica é um novo campo do conhecimento no qual se estudam os processos físicos que governam os sistemas vivos. A partir da construção de modelos, o profissional desta área estuda a complexa rede de interações da matéria viva, aperfeiçoa os potenciais que determinam a associação e organização de estruturas microscópicas em macroestruturas que, em última instância, realizam as mais diversas funções biológicas nos organismos vivos.
A Física Biológica constitui um novo campo do conhecimento no qual se estudam os processos físicos que governam os sistemas vivos. Os objetivos consistem na construção de modelos para estudar a complexa rede de interações da matéria viva, aperfeiçoar os potenciais que determinam a associação e organização de estruturas microscópicas em macro estruturas que, em última instância, realizam as mais diversas funções biológicas, nos organismos vivos.
A biofísica é uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia. A biofísica busca enxergar o ser vivo com um corpo, que ocupando lugar no espaço, e transformando energia, existe num meio ambiente o qual interage com este ser. Aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e mesmo nucleares estão na fundamentação de vários fenômenos biológicos, e portanto, podem ser tratados pelos conhecimentos das ciências físicas. É estudada por algumas ciências da saúde e biológicas, como Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia, Enfermagem e principalmente na Biologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Biomedicina.
O objetivo do curso de Física Biológica é introduzir o estudante a essa problemática, fornecendo-lhe os conhecimentos e técnicas de tratamento físico, juntamente com um conjunto de informações sobre o sistema biológico, que permitam aperfeiçoar as teorias e construir novos modelos para explicar o sistema biológico.
Não foram encontradas faculdades para este curso