A engenharia geológica é um ramo da engenharia dedicado à interacção entre a geologia e as obras de engenharia. A UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) é tomada como referência nesta área em todo país, também com reconhecimento internacional.
O curso de engenharia geológica integra a área das Ciências Aplicadas e, além do departamento de Geologia, conta com a participação de outros departamentos que lhe oferecem disciplinas obrigatórias e eletivas. Possui disciplinas básicas das áreas de Matemática, Química, Física, Computação e disciplinas específicas, como Mineralogia, Cristalografia, Petrografia, Sedimentologia, Paleontologia, Estatigrafia, Geomorfologia, Petrologia, Geologia Estrutural, Geoquímica, Geofísica, Hidrogeologia, Geotectônica, Geologia de Engenharia, dentre outras.
Além das atividades em sala de aula, os alunos realizam trabalhos de campo que possibilitam colocar em prática todo conhecimento adquirido nas aulas. Esses trabalhos reproduzem parte da prática necessária para o bom desempenho das atividades da profissão.
O curso oferece três estágios curriculares obrigatórios: no 6º período, Técnicas de Levantamento Estratigráfico que acontece no Morro do Chapéu/Bahia, com duração de 15 dias; no 8º período, o Mapeamento Geológico (Eschwege) em Diamantina/MG com duração de 15 dias e, no 9º período, o estágio supervisionado de 120 horas.
“O interessado em ingressar no curso de Engenharia Geológica deve estar disposto a conhecer a história do mundo que lhe cerca e do planeta onde vive. Para tal, é necessário aprimorar o bom senso para a observação e ter disposição para desvendar os vestígios do passado da Terra preservados nas rochas. O que lhe espera são trabalhos para conhecer um mundo novo onde os fatos acontecem muito lentamente, deixando pistas para podermos entender o passado”.
Prof. Messias Gilmar de Menezes, ex-aluno do curso de Engenharia Geológica e professor da UFOP.
Não foram encontradas faculdades para este curso