O objetivo do curso de Engenharia de Transportes é formar profissionais com habilidades técnicas que contribuam para dotar o país de infraestrutura viária adequada, garantir a operação efetiva e segura dos transportes de pessoas e bens, buscando somar esforços para a promoção do desenvolvimento humano e socioeconômico, conduzindo à integração das atividades humanas.
“Trata-se de uma graduação nova no mercado nacional e, por isso, existe uma grande oferta de emprego. O profissional formado no CEFET-MG contará com a experiência docente dos cursos de Estradas, que tem uma tradição de 50 anos, e de Transportes e Trânsito, em funcionamento há 10 anos”, destacou Tuler.
As áreas de atuação são as empresas de consultoria e projetos; construtoras; empresas públicas; empresas de topografia; locação de equipamentos pesados; mineradoras; empresas de manutenção e restauração de rodovias e ferrovias; empresas de operação e gestão de vias urbanas; empresas de logística; empresas de transporte público; empresas de transporte de cargas; empresas de sinalização viária; entre outras.A Engenharia de Transportes porporciona a formação teórica e prática básica para o desenvolvimento das atividades profissionais do engenheiro civil em relação aos projetos de sinalização viária(transportes), à operação do tráfego urbano, à gestão e ao planejamento do transporte urbano de passageiros.
Engenharia de Transportes é um dos ramos da engenharia, que lhe compete à construção e manutenção de redes rodo-ferroviárias, além de portos e aeroportos, projeto de veículos, logística de transferência de produtos.
Paralelo à engenharia de transportes, existe também o ensino técnico em transportes (ou técnico em transportes e trânsito, como denomina o CEFET-MG).
São os engenheiros em transportes os responsáveis pelo projeto e duplicação de estradas além de desafogação de lugares onde ocorrem engarrafamentos.
Não foram encontradas faculdades para este curso