Engenharia de telecomunicações

Resumo do Curso

Engenharia de telecomunicações forma engenheiros de telecomunicações capacitados a projetar, dirigir, fiscalizar, implementar e manter sistemas de telecomunicações em geral, nas seguintes áreas: propagação, antenas, comutação, comunicação de dados, texto e voz, redes, telefonia móvel e celular, televisão, radiodifusão, radiocomunicação, trunking, radar, satélite, cabo, comunicações ópticas, comunicações aeronáuticas, espaciais e pessoais, correio avançado, GPS etc.. Capacita-os, ainda, a projetar, utilizar, realizar testes de aceitação técnica, a manter instrumentos e equipamentos eletrônicos utilizados em sistemas de telecomunicações e a executar vistorias, perícias, laudos técnicos, estudos de viabilidade e avaliações.

Engenharia de telecomunicações ou Engenharia de Telecom é um ramo da Engenharia Elétrica. O Engenheiro de Telecomunicações estuda uma variedade de circuitos do básico ao desenvolvimento estratégico em massa. Um engenheiro de telecomunicações é responsável por desenhar e supervisionar instalações de equipamentos de telecomunicações, como complexos sistemas eletrônicos de comutação até instalações telefônicas de cobre e fibra ótica. O engenheiro de telecomunicações também coincide fortemente com a engenharia de transmissão.

As Telecomunicações são um campo diversificado da engenharia, incluindo a electrônica, engenharia civil, estrutural e elétrica, um pouco de contabilidade e muita gerência de projetos. Em última análise, os engenheiros de telecomunicações são responsáveis por fornecer o método para que os clientes possam obter telefones e serviços de dados em alta velocidade.

Engenheiros de Telecomunicações usam uma variedade de diferentes equipamentos e meios de transporte disponíveis a partir de uma variedade de fabricantes para projetar a infra-estrutura de uma rede de telecomunicações. Os meios de comunicação mais comuns, muitas vezes referidas como as bases da indústria de telecomunicações, utilizados por empresas de telecomunicações são hoje o cobre, o cabo coaxial, a fibra e o rádio.

Engenheiros de telecom são muitas vezes, como a maioria dos engenheiros são, proporcionar a melhor solução possível com o menor custo para a empresa. Isso muitas vezes leva a soluções criativas para problemas que muitas vezes teriam sido concebidos de maneiras diferentes, sem as restrições orçamentais ditadas pela sociedade moderna. Nos primeiros dias da indústria de telecomunicações enormes quantidades de cabos foram colocados onde nunca foram utilizados ou foram substituídos por tecnologias modernas como o cabo de fibra óptica e técnicas de multiplexagem digital.

Engenheiros de telecom também são responsáveis pela manutenção dos registos de equipamentos e instalações das empresas e atribuição de códigos de contabilidade adequada para efeitos de impostos e manutenção. Como os engenheiros de telecomunicações são responsáveis pelo orçamento e supervisão de projetos e manter registros dos equipamentos, instalações e plantas, o engenheiro de telecomunicações não é apenas um engenheiro, mas um assistente de contabilidade ou contador e um gerente de projetos também.

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso