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Ciências do esporte

Resumo do Curso

A ciência do esporte considerado aqui no seu sentido mais amplo como atividade física ou motricidade humana tem sido discutida
exaustivamente. O presente trabalho teve por objetivo fazer uma revisão bibliográfica centrada em autores alemães acerca da
situação da ciência do esporte suas conquistas e problemas. Discute-se as possibilidades de integração entre as diversas
disciplinas que compõe a ciência do esporte e alguns problemas resultantes da crescente especialização nas diferentes sub-áreas
de estudo. A legitimação do trabalho científico no esporte deve ser re Forçada. relacionando-o com as questões e os problemas
sociais e políticos atuais. As dificuldades que surgem na tentativa de integração e a experiência histórica demonstram que se deve
encarar a interdisciplinaridade com certo ceticismo, mas, ao mesmo tempo tentar manter as sub-áreas do esporte unidas.
evitando que O HOMEM. como um todo. seja esquecido. UNITERMOS: ciência do esporte; interdiscipinaridade;
especialização.

Quando se fala da ciência do esporte e da problemática de sua legitimação, surgem sempre duas questões que não podem ser separadas:
1. O que fundamenta a ciência enquanto ciência, ou seja, como se estabelece a pretensão de ser ciência, da ciência como tal?
2. O que c como se fundamenta uma ciência, com suas particularidades, delimitando-a em relação a outras ciências? Como se justifica a separação do objeto e a
diferenciação da área que serve como base para toda especialização cientifica?

Por mais evidente que pareça este aspecto duplo da reflexão teórico-científica, ele esconde um pressuposto teórico, que pode ser lógico como hipótese, porém muito difícil de ser demonstrado adequadamente: que haja uma identidade da ciência, ao mesmo tempo em que aumenta a diversidade das ciências individuais.

Mercado de Trabalho

O curso situa-se no estudo do esporte, no sentido abrangente e plural, orientado à aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos conhecimentos específicos e interdisciplinares necessários ao domínio científico deste universo.

Os estudantes formados serão profissionais da área da saúde, aptos a atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde, no nível individual e coletivo, além da atuação específica nos domínios da pedagogia do esporte, do treinamento esportivo, da investigação científica, das políticas públicas, da recreação e do lazer.


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