A ciência do esporte considerado aqui no seu sentido mais amplo
como atividade física ou motricidade humana tem sido discutida
exaustivamente. O presente trabalho teve por objetivo fazer uma
revisão bibliográfica centrada em autores alemães acerca da
situação da ciência do esporte suas conquistas e problemas.
Discute-se as possibilidades de integração entre as diversas
disciplinas que compõe a ciência do esporte e alguns problemas
resultantes da crescente especialização nas diferentes sub-áreas
de estudo. A legitimação do trabalho científico no esporte deve ser
re Forçada. relacionando-o com as questões e os problemas
sociais e políticos atuais. As dificuldades que surgem na tentativa
de integração e a experiência histórica demonstram que se deve
encarar a interdisciplinaridade com certo ceticismo, mas, ao
mesmo tempo tentar manter as sub-áreas do esporte unidas.
evitando que O HOMEM. como um todo. seja esquecido.
UNITERMOS: ciência do esporte; interdiscipinaridade;
especialização.
Quando se fala da ciência do esporte e da
problemática de sua legitimação, surgem sempre duas
questões que não podem ser separadas:
1. O que fundamenta a ciência enquanto ciência, ou
seja, como se estabelece a pretensão de ser ciência, da
ciência como tal?
2. O que c como se fundamenta uma ciência, com
suas particularidades, delimitando-a em relação a outras
ciências? Como se justifica a separação do objeto e a
diferenciação da área que serve como base para toda
especialização cientifica?
Por mais evidente que pareça este aspecto duplo da reflexão teórico-científica, ele esconde um pressuposto teórico, que pode ser lógico como hipótese, porém muito difícil de ser demonstrado adequadamente: que haja uma identidade da ciência, ao mesmo tempo em que aumenta a diversidade das ciências individuais.
O curso situa-se no estudo do esporte, no sentido abrangente e plural, orientado à aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos conhecimentos específicos e interdisciplinares necessários ao domínio científico deste universo.
Os estudantes formados serão profissionais da área da saúde, aptos a atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde, no nível individual e coletivo, além da atuação específica nos domínios da pedagogia do esporte, do treinamento esportivo, da investigação científica, das políticas públicas, da recreação e do lazer.
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