Ciências Contábeis (ou Contabilidade)
Resumo do Curso
- O termo “Contador Gerencial” não é novo, surgiu após a Revolução Industrial que ocorreu no século XVII, devido à necessidade de levantar os custos do valor do processo de conversão de mão-de-obra e materiais em novos produtos.
- O contador gerencial é definido pela Federação Internacional de Contabilidade como um profissional que identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informações (tanto financeiras quanto operacionais) para uso de suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos.
- O profissional contábil que for bem além que registrar os atos e fatos administrativos, certamente se tornará um contador gerencial.
O objetivo da Contabilidade e consequentemente do contador, é produzir dados, transformá-los em informações e preparar relatórios contábeis para a tomada de decisões.
Aqueles que tomam decisões baseado nos relatórios contábeis, são denominados de usuários da Contabilidade, que podem ser usuários internos como Administradores, Gerentes, Funcionários e os chamados usuários externos, tais como Fornecedores, Bancos, Governos. A Contabilidade de uma empresa só pode ser exercida pelo Contador que, além de gerenciar todo o processo contábil, pode exercer diversas outras especializações tais como a de Organizar, Planejar e Controlar as operações contábeis de empresas em geral, realizar trabalhos de auditoria e de perícia contábil.
Mercado de Trabalho
O campo profissional do contador é bastante amplo no presente, e com forte perspectiva de crescimento para o futuro, uma vez que pode atuar profissionalmente em diversos segmentos tais como:
- Na empresa como funcionário, exercendo funções como por exemplo de Contador Geral, Contador de Custos, Auditor Interno, Analista Financeiro.
- No seu próprio escritório, atuando como Profissional Liberal, exercendo atividades como as de Auditor independente, Perito Contábil, Investigador de Fraudes.
- No ensino, exercendo atividades como as de Professor, Pesquisador, Escritor ou Conferencista.
- Ou ainda em Órgãos Públicos, exercendo funções de Contador Público, Agente Fiscal de Rendas do Município, Estado e União, como Auditor do Tribunal de Contas.
Práticas
- Ciclo de Palestras e Debates
- Iniciação Científica
- Laboratório de Informática
- Monitoria
Duração
4 anos
Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação