Biologia marinha é o estudo dos organismos que vivem em ecossistemas de água salgada e das relações entre eles e com o ambiente.
Os oceanos cobrem mais de 71% da superfície da Terra e, assim como o ambiente terrestre é diverso, os oceanos também o são. Por isso encontramos as mais diferentes formas de vida no mar, desde o plâncton microscópico, incluindo o fitoplâncton, de enorme importância para a produção primária no ambiente marinho, aos gigantes cetáceos como as baleias.
A Carreira
O profissional da área de Biologia Marinha deverá, além de todas as atribuições do Biólogo, ser:
1) detentor de adequada fundamentação teórica, que inclua o conhecimento da estrutura e do funcionamento do ecossistema marinho, visando atuar na conservação e manejo da biodiversidade, em políticas de saúde, na biotecnologia e na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos quanto na formulação de políticas públicas;
2) capaz de atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo; e
3) capaz de desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, a fim de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
Os cursos de graduação em Biologia Marinha surgiram em razão da necessidade de conhecer melhor os organismos vivos presentes no ambiente marinho.
Não foram encontradas faculdades para este curso