Inscrições para o vestibular da UFRGS terminam nesta segunda

19/10/2015 - 04:01h

Candidatos presentes no terceiro dia de provas da UFRGS (Foto: Estêvão Pires/ G1)
Vestibular da Ufrgs será realizado em janeiro
(Foto: Estêvão Pires/ G1)

As inscrições para o vestibular 2016 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se encerram nesta segunda-feira (19). Os estudantes têm até as 23h59 para se candidatar a um dos 91 cursos de graduação. Abertas desde 18 de setembro, as inscrições são realizadas somente pela internet, no site oficial da instituição.

O prazo para o pagamento do boleto, referente ao valor da inscrição, é de R$ 110, segue até dia 20 de outubro. Há descontos e isenções, especificadas no edital do concurso vestibular.

A novidade para 2016 é a oferta do curso Letras - bacharelado: formação tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com 21 vagas, todas para ingresso no primeiro semestre do ano. Acompanha essa novidade a disponibilização do edital do concurso em vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais.

Provas a partir do segundo domingo de janeiro
As provas serão aplicadas nos dias 10, 11, 12 e 13 de janeiro, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Os candidatos responderão a questões de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.

No momento da inscrição, é possível optar por utilizar ou não a nota da prova objetiva do Enem realizado em 2015 no cômputo do argumento de concorrência. O manual do candidato já disponível para download.

Programa de cotas
O programa de Ações Afirmativas da UFRGS reserva no mínimo 50% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda (conforme edital). Ao todo, são mais de 2 mil vagas destinadas às cotas. Os documentos necessários para comprovações no caso dos candidatos que optarem por essas vagas também encontram-se especificados no edital.