Centro Universitário Senac lança curso inédito no Brasil na área de games

09/11/2018 - 18:23h

Documento sem título

Bacharelado em Jogos Digitais possibilita atuar como designer de personagem e cenário, game designer, programador e testador de jogos, entre outras atividades

Do entretenimento para crianças e jovens a uma profissão promissora, a visão sobre os jogos eletrônicos evoluiu. Hoje, a flexibilidade de aplicação da ferramenta é imensa e em diferentes áreas. De acordo a Newzoo, consultoria especializada em pesquisas sobre a indústria de games, o Brasil possui 75,7 milhões de jogadores e é o 13º maior mercado consumidor de jogos no mundo. A estimativa é que em 2018 o público brasileiro consuma 1,5 bilhão de dólares neste segmento.

Outra pesquisa aponta que a produção de jogos eletrônicos é um mercado em expansão no Brasil. No início de 2018, foram identificadas 375 desenvolvedoras de games, segundo o 2º Censo da Indústria de Jogos Digitais. O crescimento na área foi de 182% nos últimos quatros anos, quando houve a divulgação do primeiro levantamento do segmento no país (1º Censo de 2014). A pesquisa indica, ainda, o quanto esse mercado está em desenvolvimento. As empresas desse setor são jovens: 37,3% têm até três anos de funcionamento e apenas 10,5% estão no mercado há mais de 15 anos.

O cenário está propício para investir na indústria de games, exigindo profissionais qualificados e antenados às transformações tecnológicas. “Esse é um setor com grande potencial de crescimento. A tendência é que as empresas produtoras invistam na profissionalização de suas equipes”, avalia Fabio Lubacheski, coordenador do Bacharelado em Jogos Digitais do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

As opções de atuação nesse nicho são diversas, como programador de jogos, animador, designer de personagem e cenário, game designer e testador de jogos. “Quem pretende ingressar na área pode trabalhar como desenvolvedor independente ou em empresas de tecnologia e de produção de games e também desempenhar uma variedade de funções”, explica Fabio.

Formação – De olho nesse movimento e empenhado em dialogar com as inovações do setor, o Centro Universitário Senac reformulou sua área de games, e os alunos do ensino superior vão contar com novidades no portfólio de cursos a partir de 2019. A instituição passa a oferecer o Bacharelado em Jogos Digitais no campus Santo Amaro,com duração de quatro anos. Essa graduação, inédita no Brasil, abrange as áreas de programação, design, arte e gestão. O profissional torna-se apto a criar, desenvolver, implementar e testar jogos digitais, além de adquirir competências para gestão e monetização de projetos de desenvolvimento de games.

Os interessados no curso podem obter mais informações pelo Portal Senac.

Nota máxima no MEC – Pela qualidade do ensino e da infraestrutura disponibilizadas aos alunos e funcionários, o Centro Universitário Senac conquistou nota 5 na avaliação do Ministério Da Educação (MEC) para os cursos presenciais e a distância. A classificação atesta a excelência do Centro Universitário Senac, que há mais de 25 anos trabalha para desenvolver o potencial empreendedor no processo de aprendizado, aliando teoria à prática e proporcionando a internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais.

Inscrições para o Vestibular 2019 – cursos presenciais

Período: até 21/11/2018