Prouni Recife inscreve para 283 bolsas integrais em 40 cursos

20/07/2015 - 13:01h

Começam no próximo sábado (25) as inscrições para o Prouni Recife, programa que oferece bolsas de estudo integrais para cursos superiores e também de curta duração em oito instituições de ensino superior, na capital. Ao todo, serão 283 bolsas em 40 Cursos De Graduação.

“É importante ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ser residente e domiciliado no recife há pelo menos 3 anos, e ter renda familiar mensal per capita q não exceda o valor de 2 salários mínimos”, diz Jayme Asfora, secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife.

Alunos que foram bolsistas integrais da rede privada também podem se candidatar. Entre outros requisitos exigidos dos candidatos estão nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem), não ter zerado a redação do Enem, não estar cursando nenhuma graduação e também nem ter nenhum diploma de nível superior.

A Prefeitura informou que 20% das bolsas são destinados aos Professores da rede municipal “Eles não precisam cumprir os requisitos dos candidatos que não são professores. Basta comprovar o vínculo efetivo e estar no exercício do magistério para ter direito à bolsa”, explica Asfora.

A contrapartida dada às Faculdades é um benefício fiscal através da redução de alíquota do ISS, que atualmente é de 5%. “No primeiro ano, que vai de agosto 2015 a agosto de 2016, a alíquota passa para 4,25%, com redução progressiva até chegar a 2% no quarto ano. Se as faculdades não cumprirem os requisitos, ou não oferecerem as bolsas que deveriam ter oferecido, por exemplo, podem perder o benefício e voltar a pagar a alíquota integral de 5%”, diz o secretário.

As inscrições começam no sábado e vão até 31 de julho, somente pela internet. Os aprovados serão divulgados em três chamadas, com a primeira lista sendo conhecida no dia 3 de agosto. Quem tiver seu nome nessa primeira listagem deve fazer a matrícula entre os dias 4 a 6 de agosto. As demais listas serão divulgadas entre os dias 13 a 17 de agosto (segunda chamada) e 24 a 26 de agosto (terceira).

As faculdades que participam do Prouni Recife são Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Faculdade Boa Viagem, Faculdade Estácio do Recife, Faculdade Joaquim Nabuco, Faculdade Nova Roma, Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) e Faculdade dos Guararapes do Recife.

Os cursos disponíveis são administração, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências aeronáuticas, ciências contábeis, ciências da computação, curso superior tecnológico em design de interiores, curso superior tecnológico em gastronomia, curso superior tecnológico em gestão financeira, curso superior tecnológico em gestão de qualidade, curso superior tecnológico em gestão de RH, curso superior tecnológico em logística, curso superior tecnológico em radiologia, curso superior tecnológico em redes de computadores, design, design de moda, direito, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química, estética e cosmética, farmácia, fisioterapia, hotelaria, jornalismo, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, publicidade e propaganda/comunicação social, serviço social e sistemas de informação.