UBM promove VIII Simpósio de Ciências Farmacêuticas

29/09/2016 - 09:23h

UBM promove VIII Simpósio de Ciências Farmacêuticas

Evento atende acadêmicos e farmacêuticos com palestras que abordam as novas áreas de atuação do profissional

A abertura do VIII Simpósio de Ciências Farmacêuticas foi promovida, nesta segunda-feira (26), no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, Campus Barra Mansa. O evento faz parte das atividades do Curso de Farmácia e é aberto para acadêmicos e profissionais. Para participar, é preciso doar 1 kg de sabão em pó ou 1 L de desinfetante que serão encaminhados pela Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias para instituições de assistência social.

Na noite de abertura, a palestra inicial contou com o coaching Gustavo Lima Franco, nutricionista e educar físico. “Este é um momento muito importante para desenvolver o foco e vislumbrar para nossos alunos e profissionais da área como eles devem focar e atuar de uma maneira mais efetiva”, destacou a coordenadora do Curso de Farmácia, Nylza Maria Tavares Gonçalves.

De acordo com a coordenadora, a escolha das palestras considerou o mercado farmacêutico que vem ampliando o leque de áreas de atuação do profissional. “Isso exige que os acadêmicos tenham uma visão que atenda a essa demanda. Hoje, temos a farmácia clínica e a prescrição farmacêutica que foram conquistas do conselho profissional e que tem movimentado enormemente a estrutura de todos os Cursos De Graduação e pós-graduação para a formação desse novo farmacêutico que até então não atuava nesse mercado”, apontou.

A segunda palestra da primeira noite do evento contou com o Dr. José Roberto do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro e atuante na área de Farmácia Clínica. Ele apresentou aos acadêmicos e farmacêuticos quais os trabalhos feitos pelo Conselho no sentido de capacitação para as novas áreas.

Nesta terça-feira (27), a programação começa com a palestra “Química de Drogas”, com o Dr. Douglas Siqueira de Almeida Chaves. “Quando pensamos na programação, envolvemos os alunos nas escolhas e esse tema foi escolhido por eles”, comentou.

Para falar de uma das áreas que os farmacêuticos também atuam exclusivamente, a coordenadora convidou a Drª Patrícia Kaiser Pedroso. Ela falará sobre “Atuação Farmacêutica na Oncologia – Desafios Frente às Atualidades”. “No final do ano passado, saiu uma resolução do conselho dizendo que apenas os farmacêuticos com pós-graduação em Oncologia podem atuar nessa área que envolve manipulação dos medicamentos oncológicos, então a Drª Patrícia vem partilhar a sua experiência”, contou Nylza.

Fonte: UBM

Mais Mercado de Trabalho