Leo Ar
Ser Universitario
 

Quais são as fases que um processo seletivo pode ter?

16/01/2017 - 18:06h

Unesc inicia 2017 com Mestrado em Direito

Triagem de currículo, testes, dinâmica de grupo... Saiba mais sobre as fases de um processo seletivo

O processo seletivo pode variar bastante dependendo da empresa e número de vagas abertas. Para processo menores, a seleção é pontual e o processo seletivo é mais enxuto: pode ser reduzido à triagem de currículo e Entrevista com RH ou gestores. Em processos maiores, o número de inscritos é grande e o processo se torna mais extenso. Aqui, vamos mostrar fase a fase de um processo seletivo completo.

Triagem de currículo

Essa fase existe em todos os processos seletivos e é uma maneira de observar se seus objetivos profissionais e trajetória estão alinhados ao que a vaga oferece. Por isso, deixe claro em seu currículo o que você está buscando, assim como o que cada experiência te trouxe como aprendizado.

Outros pré-requisitos também são avaliados no currículo, tais como curso de graduação, conhecimento no pacote office e nível de idiomas. Confira a matéria que fizemos sobre o que como deixar o currículo mais atrativo aqui.

Testes online

Os testes online validam algumas informações do currículo, na prática. Além disso, também testam algumas competências para se trabalhar na posição em questão. Os testes online mais comuns são de inglês, português e raciocínio lógico. Além dos mais tradicionais, algumas empresas também aplicam o fit quiz, uma série de perguntas que avaliam “match” entre o perfil do candidato com o da empresa.

Dinâmica de grupo e Apresentação pessoal

É hora de te ver trabalhando com outras pessoas. A maneira como você se comunica, lida com conflitos, negocia, gerencia tempo, se organiza e planeja ações são observadas no trabalho em grupo. Normalmente, a dinâmica de grupo vem acompanhada de uma apresentação pessoal. Os modelos são diversos, mas de forma básica, o candidato tem em torno de 3 minutos para contar mais sobre si.

Entrevista com RH

Entrevista por competências conduzida pelo RH. Aqui, o objetivo é fazer uma avaliação comportamental, entendendo o perfil de cada candidato com base no que foi visto durante a dinâmica de grupo. O foco dessa entrevista é entender o quanto o perfil do candidato cabe para as necessidades e rotina da vaga e a cultura da empresa.

Painel de Negócios

Essa fase do processo visa avaliar o candidato imerso na realidade da empresa, para isso ele resolve um case inspirado no negócio e realidade da organização. Aqui, o papel dos gestores é questionar a construção do case, entendendo qual a linha de raciocínio do candidato: como pensa um problema e busca soluções viáveis.

Entrevista com gestores

A entrevista com gestores costuma fechar o processo seletivo. O objetivo principal é entender porque aquele candidato buscou aquela empresa e aquela área. O gestor também pode fazer perguntas mais voltadas à empresa e negócio. Por isso, estar bem atualizado é crucial nesse momento.

Assim, sempre que for participar de um processo seletivo, busque se informar sobre suas fases – e a empresa – para ir bem preparado.


Fonte: ligadonafacul.com.br


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais Mercado de Trabalho
Veja todas as Mercado de Trabalho