Acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação apresentam TCC

18/11/2016 - 08:05h

Acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação apresentam TCC

Em uma mostra, alunos falam sobre seus projetos de término da graduação

Entre os dias 07 e 11 de novembro, os quase 60 formandos do curso de Engenharia de Controle Automação do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – realizaram a III Mostra de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). A exposição contou com a apresentação de 26 trabalhos desenvolvidos nos quais foram empregados a automação residencial e industrial.

A atividade tem como caráter principal desenvolver o fomento à pesquisa dos discentes e apresentar aos acadêmicos dos primeiros períodos e de outros cursos de engenharia a importância da pesquisa científica, assim como sua aplicação. “O foco é ampliar os horizontes de empregabilidade dos engenheiros, principalmente na área da Engenharia de Controle e Automação”, explica o Professor Dener Martins, que ministra a disciplina de TCC I e II.

Os trabalhos tiveram pelo menos um ano de desenvolvimento em laboratório, em sua maioria, e todos envolvem a viga mestra do curso de Controle e Automação.

Eles integram diferentes áreas do conhecimento como automação do processo de produção de iogurte, automação residencial via celular, leitores para reconhecimentos de bagagens em aeroportos, desenvolvimento de protótipo de cisterna automatizada visando à melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento de sistema de automação e supervisão do consumo de energia solar e elétrica residencial, entre outros temas.

Além de fazer parte dos procedimentos de conclusão do curso, as apresentações contribuem também para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos futuros engenheiros. “Os alunos ficam empolgados para apresentar suas pesquisas, porque eles se sentem valorizados com isso. Outro ponto muito importante é que com essa atividade os acadêmicos praticam a postura ao falar em público e trabalham a timidez, o que será muito válido na hora de se colocar no Mercado De Trabalho”, comentou a auxiliar de coordenação do curso de Engenharia de Automação, Bianca Ferraz.

Fonte: UBM

Mais Mercado de Trabalho