Leo Ar
Ser Universitario
 

Unesc inicia 2017 com Mestrado em Direito

16/01/2017 - 17:59h

Unesc inicia 2017 com Mestrado em Direito

Processo seletivo para primeira turma já está aberto

A Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, iniciou 2017 com uma novidade na área dos cursos de pós-graduação stricto sensu. A Universidade passou a oferecer o Mestrado em Direito, aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com área de concentração em Direitos Humanos e Sociedade. E os interessados em fazer parte da primeira turma do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), podem se inscrever para o processo seletivo para admissão de estudantes até 10 de fevereiro. A Unesc é a única instituição do Sul de Santa Catarina com Mestrado em Direito recomendado pela Capes.

O novo mestrado da Unesc tem como objetivo estudar, analisar e desenvolver, crítica e interdisciplinarmente, a concepção de Direitos Humanos enquanto processo e instrumentalização de reconhecimento do valor da vida humana e de transformação social e política. São 15 vagas para a linha de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos” e outras 15 para “Direito, Sociedade e Estado”.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, o novo Mestrado vai beneficiar toda a região com o desenvolvimento de pesquisa e geração de conhecimento. “A aprovação do Mestrado em Direito pela Capes demonstra a qualidade acadêmica de nosso quadro de Professores do curso de Direito que completou 20 anos, e possibilita aos egressos retornarem à Instituição para continuarem a formação em nível mais elevado”, comenta Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, afirma que a aprovação do Programa de Pós-graduação em Direito Capes representa um passo significativo para a pesquisa na Unesc, que já tem sido internacionalmente reconhecida pelas produções científicas que realiza. “O Mestrado em Direito atenderá importante demanda por formação, e a área de concentração, Direitos Humanos, ampliará ainda mais a atuação da Unesc como Universidade Comunitária, no desenvolvimento regional e na busca de soluções para os problemas sociais. A vinda do Mestrado em Direito também qualificará em muito o ensino de graduação na área”, considera.

Para o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve , a aprovação do PPGD coroou um trabalho de anos desenvolvido na Universidade. “A aprovação do Mestrado em Direito pela Capes consolida o excelente trabalho desenvolvido em nossa Universidade nos últimos 20 anos no ensino, na extensão e na pesquisa jurídica. A comunidade de Criciúma e região passa a dispor de um Mestrado em Direito de excelência, o único localizado entre Florianópolis e Porto Alegre”, comenta.

Já o coordenador do Mestrado em Direito da Instituição, Antonio Carlos Wolkmer, comenta que a construção do projeto foi feito com o apoio incondicional da Instituição. “A criação do Mestrado Direitos Humanos e Sociedade não só atende às prioridades de uma Instituiçao Superiror Comunitária, em sua missão de educar para o ensino, pesquisa e extensão, mas, sobretudo, para a crescente demanda social em formar para a área jurídica Docentes e pesquisadores de alta qualificação”, afirma Wolkmer.

Com o Mestrado em Direito, a Unesc passou para sete o número de mestrados que oferece. Além disso, a Universidade conta com dois doutorados.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas até 10 de fevereiro de 2017 na secretaria da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), localizada na sala 18 do Bloco Administrativo da Unesc, das 13h30 às 21 horas – telefone (48) 3431-2673; e-mail ppgd@unesc.net. Também serão aceitas, inscrições enviadas pelo correio, desde que a postagem dos documentos seja realizada até o último dia previsto para a inscrição. (Endereço no edital)

Os nomes dos classificados para a primeira turma serão divulgados em 15 de março. As matrículas ocorrem de 22 a 24 de março e as aulas iniciam em 27 de março – no primeiro semestre elas ocorrerão de segunda a quarta-feira.

Mais informações no edital

http://bit.ly/Mestrado_Direito_2017


Fonte: Unesc


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias