Colégio Salesiano Santa Teresinha e Liceu Coração de Jesus contam com tecnologia de última geração na grade curricular

02/02/2018 - 09:12h

Untitled Document

Instituições apostam em modernos materiais didáticos digitais, além de ferramentas e projetos inovadores para proporcionar uma jornada imersiva ao ensino de seus alunos

Inspiradas pelos ensinamentos de Dom Bosco, santo italiano que atuou como educador de crianças e jovens no século XIX, a unidade do Colégio Salesiano Santa Teresinha e o tradicional Liceu Coração de Jesus contam com recursos de tecnologia de ponta em suas grades curriculares. Uma das principais apostas do corpo Docente é o uso do material didático digital próprio, produzido pela Rede Salesiana Brasil, que pode ser acessado por tablets e notebooks. A utilização dessa ferramenta proporciona acesso ao conhecimento em tempo real, promovendo mais interatividade e dinamismo ao conteúdo pedagógico, com materiais repletos de vídeos, áudios, imagens, simulações, glossários, links externos, exercícios de vestibular, entre outros recursos que proporcionam melhor entendimento, conduzindo o aluno para os assuntos mais importantes do momento em cada disciplina.

"Temos um ensino diferenciado no Colégio Salesiano Santa Teresinha, escola referência em ensino na Zona Norte, e também no Liceu Coração de Jesus. Da Educação Infantil ao 3º ano, os alunos aprendem por meio de jogos educativos desenvolvidos por nossa equipe, em parceria com as professoras. Nas séries seguintes, trazemos para sala de aula os ambientes, as ferramentas e os games os quais essa geração está acostumada. Assim, os estudantes realizam projetos com muito mais prazer e vontade de superar os desafios, melhorando inclusive a absorção dos conteúdos", destaca o Professor Felippe Zancarli, Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (TE) dessas unidades. Juntos, os dois colégios somam hoje mais de 3 mil alunos, divididos entre os níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio.

"Em algumas séries utilizamos o game Minecraft em projetos como: tratamento de água, descobrimento do Brasil e Cidades Inteligentes. Além disso, no Colégio Salesiano Santa Teresinha, temos uma caixa de areia interativa (interactive sandbox) que usa a realidade aumentada para estudos das formações geológicas, relevo submarino, curvas de nível, erupção de vulcão e simulações de catástrofes naturais", completa Zancarli. Batizada de Dom Box, essa ferramenta inovadora foi desenvolvida pela equipe do NTE, inspirada em um projeto open source da Universidade da Califórnia (UCDAVIS). Clique aqui para assistir um trecho da aula do professor ou aqui para ver a apresentação "Dinobox". Graças ao sucesso dessa iniciativa, que já alcançou o reconhecimento dos pesquisadores norte-americanos, em breve essa metodologia também será implementada no Liceu Coração de Jesus.

As duas unidades contam ainda com uma variada gama de atividades extracurriculares que incentivam os jovens a desenvolverem outras habilidades além do padrão de escolas comuns. Algumas das alternativas são os cursos de Inglês, Espanhol, Artes, Esportes e Informática. O ensino da robótica também tem seu lugar garantido para alunos do período estendido e como curso extra: Robominds, para estudantes de 7 a 9 anos, e Roboteens, para alunos de 10 a 15 anos. Além de todas essas soluções high-techs do Colégio Salesiano, os pais também saem ganhando já que podem acessar a agenda dos filhos por qualquer dispositivo móvel ou desktop, além de terem acesso às aulas e uma rede social própria, especialmente voltada para o contato entre alunos e Professores.

Sobre o Colégio Salesiano Santa Teresinha:

Fundado em 1937, o Colégio Salesiano Santa Teresinha (Rua Dom Henrique Mourão, 201 – Santa Terezinha) destaca-se na Zona Norte de São Paulo como um notável centro de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. A instituição é centrada na Metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, que se resumem em três dimensões: Razão, Religião e Afeto – bases da proposta pedagógica de Dom Bosco, santo católico que atuou como educador de crianças e jovens no século XIX. Além disso, o colégio Santa Teresinha conta com uma gama de atividades extracurriculares que incentivam os jovens a desenvolverem outras habilidades além do padrão de escolas comuns. Para mais informações, acesse: www.salesianost.com.br

Sobre o Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus:

Fundado em 1885, o Liceu Coração de Jesus (Alameda Dino Bueno, 285 – Campos Elíseos) destaca-se como um colégio tradicional de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. A instituição possui um histórico rico e diversos ex-alunos famosos, como o ator Grande Otelo, o ex-presidente Jânio Quadros, o músico Toquinho e o maestro Roberto Tibiriçá. Um dos pontos principais de destaque é que seu projeto pedagógico respeita a individualidade e o desenvolvimento intelectual, psicossocial, afetivo-emocional e físico-motor dos estudantes. Construção tombada pelo patrimônio histórico, o complexo arquitetônico do Liceu é inspirado na primeira casa salesiana de Turim, na Itália. Para mais informações, acesse: www.liceucoracaodejesus.com.br

Fonte: Liceu Coração de Jesus