PoÊterÊ 2016 terá leitura de poesia por meio de drone

28/11/2016 - 12:01h

PoÊterÊ 2016 terá leitura de poesia por meio de drone

Mais importante evento de Teresópolis adota tecnologia como plataforma lúdica

Shows, exposições, oficinas artísticas, festival de poesia, palestras, dança, teatro. Até aí, quem conhece, já sabe. Mas, ao completar 16 anos de criação, a edição 2016 do Festival PoÊTerÊ, o mais tradicional evento cultural de Teresópolis, apresenta neste ano uma novidade tecnológica: o poemadrone. Isso mesmo: nada de livro de papel ou digital. Isso é coisa do passado. A tecnologia e a inovação irão estar à serviço, de forma inédita, para criar um novo ambiente entre o leitor e a obra literária.

O evento, produzido pelo Centro Cultural FESO Pro Arte do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), acontece neste sábado, 26 de novembro, das 10h às 22h, com entrada franca. Entre as celebridades convidadas estão o maestro Henrique Morelenbaum, o ator Tonico Pereira e os premiados cineastas Miguel Freire e Sérgio Santeiro. A curadoria é da professora Michelle Bronstein e a direção artística de Ronaldo Florentino.

poemadrone

Ideia do jornalista e poeta Ricardo França, tem um conceito neomoderno que inaugura uma nova plataforma entre o leitor e o objeto, “mas sem perder a ternura”, garante França. “A ideia/conceito dessa proposta não é a exatidão científica, mas a tentativa de conexão interativa do leitor com o objeto-poema, estimulada por um meio óptico não convencional, leitura focal orgânica direta, mas estimulada e facilitada pela tecnologia”, explica.

Segundo França, o experimento, que agora ganha roupagem tecnológica, surgiu há 16 anos, “de forma analógica”. “Realizamos um primeiro momento desse laboratório quando colocamos um poema de cerca de 12 metros de comprimento no tronco de uma árvore, no Centro Cultural FESO Pro Arte. Os visitantes foram convidados a ler o poema com o auxílio de binóculos, no tempo de uma ampulheta. Quem conseguiu, ganhou um livro. Neste sábado, voltamos ao mesmo poema, no mesmo tronco de árvore. Só que, desta vez, a leitura não se dará por binóculos, mas por meio de um drone, que filmará o texto em HD com transmissão direta e ao vivo para o celular do visitante”, explicou.

Gastronomia

Para realmente atender a todos os gostos, garantindo a energia dos visitantes para as 12 horas de programação, o evento contará com o requinte gastronômico dos food trucks Tri Porks, Bento Rockets e Chef Arretado.

O Centro Cultural fica na rua Gonçalo de Castro, 85 (Alto).

Informações: 2644-5770 ou <centrocultural@unifeso.edu.br>.

A programação completa você confere em <www.unifeso.edu.br/proarte>.

Fonte: Unifeso