Atendimento gratuito para preenchimento da declaração do IRPF 2019

19/03/2019 - 19:54h

Documento sem título

Serviço será realizado por alunos do Bacharelado em Ciências Contábeis no Centro Universitário Senac – Santo Amaro até 27 de abril

O Centro Universitário Senac – Santo Amaro oferece atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2019). O serviço será realizado por alunos do Bacharelado em Ciências Contábeis até o dia 27 de abril.

A ação integra o projeto Imposto de Renda realizado em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal do Brasil. Além de permitir que a população entregue uma declaração correta, a iniciativa possibilita aos estudantes praticarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sempre supervisionados pelos Professores

“Os alunos são treinados por professores do Senac para que tenham essa vivência e prática da atividade tributária e estejam preparados para atuarem no mundo do trabalho”, afirma Elisangela Zebini, professora orientadora responsável pelo projeto.

Por quatro anos, os alunos do Bacharelado em Ciências Contábeis auxiliaram funcionários, familiares e outros estudantes a preencherem a declaração do Imposto de Renda. Em agosto de 2017, foi firmada essa parceria com a Receita Federal, o que possibilitou ampliar o atendimento para a população interessada. Desse modo, o serviço foi aberto para a comunidade do entorno do campus em 2018.

As declarações são preenchidas pelos estudantes e transmitidas para a Receita Federal após a revisão dos professores envolvidos no projeto. Após a transmissão, a cópia de segurança é enviada para o e-mail do contribuinte para ser apagada do computador da instituição de ensino.

Palestras – Quem preferir aprender ou tirar dúvidas sobre o IRPF 2019 para preencher sua própria declaração poderá assistir duas palestras: Imposto de Renda 2019 – Pessoa Física, no Senac Tatuapé; e Imposto de Renda – Guia Prático aos Contribuintes, no Senac Penha. Na unidade do primeiro bairro, a aula será ministrada pela Docente Marcia Cristina Sanches, no dia 27 de abril, das 19 às 22 horas. O espaço tem capacidade para receber 90 pessoas. Na Penha, as dúvidas sobre o assunto serão sanadas pelo docente Juvenal Teixeira Filho, com aulas nos dias 9 e 11 de abril, das 19h30 às 21h30; e no dia 13, das 10 às 12 horas. O auditório tem espaço para comportar 100 pessoas.

Serviço – Os contribuintes que optarem pelo serviço de preenchimento feito pelos alunos do curso Bacharelado em Ciências Contábeis, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro precisam fazer o agendamento. Este deve ser feito pelo e-mail agendamentoirpf@sp.senac.br. No dia, o contribuinte deve apresentar os seguintes documentos:

·         CPF;

·         Título de eleitor;

·         Comprovante de residência;

·         Certidão de casamento (apenas no caso do cônjuge ser dependente na declaração);

·         Certidão de nascimento de filhos menores de oito anos;

·         CPF dos dependentes independentemente da idade;

·         Declaração de Imposto de Renda anterior (se houver, de preferência em mídia eletrônica), acompanhada de recibo de transmissão;

·         Escrituras de imóveis (se houver) ou contrato de compra e venda; caso o imóvel seja financiado, levar contrato e extrato anual da instituição financeira;

·         Documentos de banco (Informe de Rendimento Anual);

·         Declaração de rendimento anual do empregador ou outra fonte de renda;

·         CNPJ ou CPF de despesas médicas, odontológicas e advocatícias;

Não serão atendidos os casos de:

·         Pessoas com rendimentos tributáveis ou não tributáveis acima de R$ 300 mil;

·         Espólio/Direito sucessório;

·         Quantidade elevada de imóveis (no máximo três imóveis com apresentação de escritura);

·         Declaração de autônomos sem documento comprobatório dos rendimentos;

·         Imposto de renda pessoa jurídica.

·         Rendimentos auferidos por meio do MEI (Microempreendedor Individual) sem que haja comprovação por documentos.

Importante: o atendimento é feito somente presencialmente. Não haverá esclarecimentos de dúvidas por telefone.

Conheça mais sobre o curso Bacharelado em Ciências Contábeis do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Atendimento Gratuito para Declaração do IRPF 2019

Docente: Juvenal Teixeira Filho

Local: Senac Penha

Rua Francisco Coimbra, 403 – Penha – São Paulo