Enem 2015: Candidata de medicina estuda para a prova até o último segundo

24/10/2015 - 15:01h

• Lucas Rodrigues/UOL

Bianca Ribeiro, 19, não desgrudou dos livros antes do Enem em São Paulo. Ela quer prestar medicina

A candidata Bianca Ribeiro, de 19 anos, não desgrudou dos livros nem a poucos minutos de entrar na sala de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. "Isso me deixa mais tranquila. Não que eu vá aprender alguma coisa agora. Estudei o ano todo. É só uma revisão", conta. O exame é realizado em todo o país neste final de semana.

Além do Enem, a estudante vai enfrentar uma maratona de vestibulares, que inclui a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e algumas particulares.

Essa é a terceira vez que Bianca presta o Enem para valer – no segundo ano do ensino médio foi treineira. "O Enem tem muito texto e você precisa interpretar", diz. "Vou começar pelas questões de ciências da natureza, porque é o que demanda mais no meu curso."

Hoje, mais de 7,7 milhões de candidatos no país inteiro irão fazer as provas de ciências da natureza e ciências humanas. Amanhã é a vez de matemática, português e redação.

A estudante conta que a preparação foi bem puxada: ao todo, são 12 horas no cursinho. A aula começa das 7h10 e vai até as 13h. Ela almoça e retoma os estudos até as 20h. "Prefiro passar o dia no cursinho, fazendo exercícios. Dá para se concentrar melhor lá", afirma.

"Sempre quis ser médica. Eu não tenho segunda opção. Gosto muito de cuidar das pessoas. Não é por dinheiro", diz. "Na infância sempre brincava em ser médica. Estou no segundo ano de cursinho e faria mais um se fosse preciso para realizar esse sonho."

Fonte: Uol