Aluna nota 1.000 na redação do Enem dá dicas para quem vai prestar o exame deste ano

22/02/2016 - 13:31h

Marina Lopes foi uma das 104 pessoas que conseguiram alcançar a nota máxima na redação

“Pedi para a minha irmã mais nova conferir o resultado, pois eu não acreditava”, conta a estudante Marina Amorim Lopes, de 17 anos, que tirou nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. O tema da última edição do exame foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Marina é de São José dos Campos e cursou o 3º ano do ensino médio no Colégio Poliedro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a estudante está entre os 104 candidatos que conseguiram tirar nota máxima na prova de redação do Enem 2015. “Eu esperava uma boa nota, mas não imaginava que estaria no grupo das pessoas que alcançaram 1.000”, conta. No total, 5,8 milhões de alunos prestaram as provas do Enem no ano passado.

Como ir bem na redação do Enem

Para estudar para a redação do Enem, Marina fazia, pelo menos, um texto por semana e, quando surgia alguma dúvida, levava o texto aos plantonistas de redação do colégio, que corrigiam os erros e ajudavam os alunos a se adequarem às exigências do Enem. “A redação deve ser tratada como qualquer outra matéria, ou seja, é preciso exercitar”, aconselha a aluna nota mil.

Para ela, não existe segredo para produção de uma boa redação. Basta seguir as recomendações e a estrutura de texto ensinadas pelos Professores em sala de aula. Além disso, também é preciso ficar atento à norma culta da Língua Portuguesa e saber relacionar cohecimentos prévios com o tema exigido na prova. “Ler jornais também é importante, pois trazem notícias e pesquisas que podem ser usadas pelo candidato”, indica Marina.

Fonte: Universia