Leo Ar
Ser Universitario
 

Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Objetivo

Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova escrita, aplicada anualmente, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. A aplicação da prova é de responsabilidade do INEP, uma entidade federal vinculada ao Ministério da Educação. (MEC).

Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluentes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada.

Resultado

Com o resultado das provas são calculados diversos indicadores. Entre eles estão o conceito do curso, o IDD e o conceito IDD.

Alguns cursos são classificados como sem conceito (SC) quando não o estudante (ingressante ou concluinte) selecionado na amostra que participou efetivamente do Enade.

Conceito do curso

O conceito do curso é calculado pela média ponderada dos concluintes no componente específico (peso de 60%), dos ingressantes no componente específico (peso de 15%) e dos concluintes e ingressantes em formação geral (peso de 25%). O conceito do curso é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.



Mais notícias
Veja todas as noticias