Leo Ar
Ser Universitario
 

Telemática (tecnologia)

Resumo do Curso

Telemática é a comunicação à distância de um conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações.

Telemática é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes), que possibilitou o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do planeta.

A telemática pode ser definida como a área do conhecimento humano que reúne um conjunto e o produto da adequada combinação das tecnologias associadas à eletrônica, informática e telecomunicações, aplicados aos sistemas de comunicação e sistemas embarcados e que se caracteriza pelo estudo das técnicas para geração, tratamento e transmissão da informação, na qual estão preservadas as características de ambas, porém apresentando novos produtos derivados destas.

Profissional de nível superior com abrangente visão em Telecomunicações e Informática e, em especial, nas áreas de comunicação de dados, geração e tratamento de sinais; armazenamento e gerenciamento da informação e sua transmissão e, ainda, desenvolvimento de protótipos de sistemas embarcados.

Profissional / Mercado de Trabalho

O profissional do curso de Telemática poderá atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de TV a cabo e por assinatura, provedores de acesso à Internet e empresas com redes de computadores e sistemas embarcados. Os alunos também são incentivados a colocarem seu próprio negócio.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso