Leo Ar
Ser Universitario
 

Matemática aplicada

Resumo do Curso

A matemática aplicada é um ramo da matemática que trata da aplicação do conhecimento matemático a outros domínios. Tais aplicações incluem cálculo numérico, matemática voltada a engenharia, programação linear, otimização, modelagem contínua, biomatemática e bioinformática, teoria da informação, teoria dos jogos, probabilidade e estatística, matemática financeira, criptografia, combinatória e até mesmo geometria finita até certo ponto, teoria de grafos como aplicada em análise de redes, e grande parte do que se chama ciência da computação.

Este curso de matemática aplicada tem como objetivo oferecer formação em matemática aplicada sem descurar a apreensão de conhecimentos sólidos na sua vertente básica e fundamental.
Pretende-se que os licenciados por este ciclo de estudos sejam capazes de utilizar a matemática na resolução de problemas concretos, tanto em ambiente empresarial como no desenvolvimento de tecnologia de ponta e no apoio à investigação, principalmente de natureza interdisciplinar.

A matemática voltada à engenharia descreve processos físicos, e portanto, é muito similar à física teórica. Subdivisões importantes incluem: dinâmica dos fluidos, teoria acústica, equações de Maxwell que governam o eletromagnetismo, mecânica etc.

Historicamente, a matemática era mais importante para as ciências naturais e engenharia. No entanto, desde a Segunda Guerra Mundial, campos fora das ciências físicas, geraram a criação de novas áreas de matemática, como teoria dos jogos e teoria da escolha social, e o conceito de redes neurais, que surgiram do estudo do cérebro em neurociência.

Profissional / Mercado de Trabalho

Esta licenciatura destina-se a pessoas de perfis e interesses variados, que pretendam uma formação que lhes permita trabalhar em ambiente empresarial (banca, seguros, consultoria, informática, engenharia, transportes, distribuição, etc), ou em organismos da Administração Pública (por exemplo, ligados à saúde, à meteorologia ou ao planeamento), ou que pretendam prosseguir carreiras de investigação científica em áreas da matemática aplicada.

O grau é conferido aos alunos que demonstrem ter adquirido um conjunto de competências — de diagnóstico, modelação, resolução, aplicação e comunicação — que lhes facultem excelentes possibilidades para uma entrada bem sucedida na vida activa.

Um Licenciado em Matemática Aplicada deverá estar apto a enquadrar-se em equipas multidisciplinares, e abordar e resolver problemas de natureza muito diversa, que necessitem de rigor e engenho, com recurso a métodos matemáticos e ferramentas computacionais.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso