Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia nuclear

Resumo do Curso

Enhengaria Nuclear Constituído em 1958, o Departamento de Engenharia Nuclear foi um dos primeiros a oferecer cursos em engenharia nuclear nos Estados Unidos. Os cursos do Departamento estão na vanguarda da ciência e tecnologia nuclear, conduzindo ao desempenho aperfeiçoado dos reatores movidos a fissão, às aplicações tecnológicas dos fenômenos radioativos e nucleares nas áreas ambiental, industrial e biomédica, e ao desenvolvimento da fusão nuclear como fonte de energia. Tanto dentro do MIT como na área metropolitana de Boston, há uma concentração única de um ambiente dinâmico de aprendizado nos diversos campos da ciência, engenharia, economia e administração.

A Engenharia Nuclear é o ramo da Engenharia que busca pesquisar e controlar o incrível poder potencial que existe dentro dos átomos.

Este poder, chamado de Energia Nuclear ou então Energia Atômica é um dos maiores poderes conhecidos pela raça humana, sendo a base também para a construção de nossa arma mais poderosa, no caso, as Bombas Atômicas.

Sendo usada para o bem, gerando Energia Elétrica e contribuindo para a Medicina, ou então para o mal na construção de Armas de Guerra, a questão da Energia Nuclear é um dos ramos da ciência mais promissores atualmente.

Considerada durante boa parte do século XX, uma mera especialização da Engenharia Química, a Engenharia Nuclear só passou a ser considerada uma Engenharia Plena ( ou independente ) a partir da Segunda Guerra Mundial.

Profissão / Mercado de Trabalho

Como o Brasil não se dedica a produção de Armas Nucleares e também tem poucas Usinas Nucleares o principal mercado para o profissinal de Engenharia Nuclear é mesmo a indústria.

A Indústria de Medicina Nuclear é uma forte empregadora, também existindo boas oportunidades em setores industriais tais como fabricação e manutenção de Máquinas, tais como equipamentos de Raios X.

O aluno que tiver interesse em pesquisa na área Atômica também pode fazer Mestrado e Doutorado passando a atuar como Acadêmico.

O Governo é o principal empregador dos pesquisadores e as melhores oportunidades estão no estado do Rio de Janero onde está localizado o Complexo Nuclear de Angra.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso