Leo Ar
Ser Universitario
 

Ciências biológicas - microbiologia e imunologia

Resumo do Curso

Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogenicos.

Micróbios possuem características beabas do fundo dos organismos sicrobaticos que os tornam os modelos de organismos ideais. Foi descoberta a origem das bactérias, tendo sido anterior a origem de outros corpos, tais como protozoários, eucariotes e vírus. Dentre os citados, o último a se desenvolver foram os protozoários, por tratar-se de seres com uma complexidade maior:

  • São muito pequenos, então eles não consomem muitos recursos
  • Alguns possuem ciclos de vida bastante curtos (aprox. 30 minutos para E. coli, desde que esteja na presença das condições óptimas de crescimento)
  • Células podem sobreviver facilmente em isolamento das outras células
  • Eles podem-se reproduzir por divisão mitótica, permitindo a propagação de clones idênticos em populações
  • Eles podem ser congelados por longos períodos de tempo. Mesmo se 90% das células são mortas pelo processo de congelamento, há milhões de células em um mililitro da cultura líquida.

Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário (ou imunológico). Ele lida, entre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune rejeição pós enxerto); características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune in vitro, in situ e in vivo. O ramo da imunologia que estuda a sua interação com o comportamento e o sistema neuroendócrino chama-se psiconeuroimunologia.

Mercado de Trabalho

“Esse mercado é completamente novo e vinha sendo ocupado por outros especialistas da área de biológicas.

A maior oferta de empregos está nas indústrias de bebidas e alimentícias, e nos laboratórios de análises clínicas. Para a pesquisa, as regiões que mais prometem são o Sul e Sudeste.

Matérias

- Controle de Qualidade e Processos em Microbiologia clínica
- Metodologia de Pesquisa
- Micologia Clínica
- Bacteriologia Clínica
- Bacteriologia Geral
- Bacteriologia Especial
- Virologia Clínica
- Parasitologia Clínica
- Biologia Molecular Aplicada
- Patógenos Emergentes
- Teste de Sensibilidade e Mecanismos de Resistência Bacteriana
- Legislação em Serviços de Saúde


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso